Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Governador sanciona lei que...

Governador sanciona lei que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência

Foto: Jonatã Rocha/SECOM

Portadores de fibromialgia agora são considerados pessoas com deficiência em Santa Catarina. O governador Jorginho Mello sancionou a lei, de autoria do deputado estadual Maurício Peixer, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, que ampara quem sofre com esta doença silenciosa e invisível, cujo público é majoritariamente feminino. O texto foi publicado nesta terça-feira, 11, no Diário Oficial do Estado.

A partir de agora, os portadores de fibromialgia terão os mesmos direitos que os PCDs: prioridade no atendimento de saúde e em vagas de estacionamento, por exemplo. Além disso, a lei possibilita a emissão de carteirinhas de PCD, assegurando o cumprimento dos direitos de quem vive com essa doença.

“Não tenho dúvida que a lei vai trazer mais qualidade de vida. Que a legislação possa assegurar a eles mais acessibilidade e inclusão”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Sobre a fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica e debilitante, caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas e sensibilidade em diversas partes do corpo. Além da dor, pacientes frequentemente relatam sintomas como fadiga intensa, distúrbios do sono, dificuldades cognitivas e transtornos emocionais, como depressão e ansiedade.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SCC

Isadora Pinheiro Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Casa Civil e-mail: isadora.pinheiro@secom.sc.gov.br Telefone: (48) 9 8814 8484

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support