Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Governador Jorginho Mello anuncia...

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul

Foto: Ricardo Trida/Secom

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um evento para marcar a assinatura do contrato para a execução das obras vai ocorrer em Rio do Sul, no dia 11 de maio.

“Essa é uma obra discutida e aguardada há décadas pelas famílias do Vale do Itajaí. Será um trabalho importante de dragagem do rio e que vai trazer mais tranquilidade, principalmente, para as famílias dos municípios castigados sempre que temos altos volumes de chuva. Chega de perdermos vidas e patrimônio. Isso é a proteção dos catarinenses levada a sério”, destaca o governador.

Foto: Osvaldo Sagaz/Secom

Outra conquista do Governo do Estado no processo de contratação do serviço foi a diminuição do custo. De uma proposta inicial avaliada em R$ 36 milhões, o Estado conseguiu ajustar o contrato para R$ 16 milhões – valor, inclusive, abaixo do que se tinha como referência para a realização da obra. A dragagem visa aumentar a capacidade de escoamento do rio, reduzindo assim o risco de transbordamentos e inundações. Essa iniciativa não apenas protege as comunidades ribeirinhas, mas também fortalece a infraestrutura local contra eventos climáticos extremos.

“Finalizamos o processo de contratação emergencial para o início dessa grande obra de dragagem do Rio Itajaí-Açu e seus afluentes. Estamos falando de uma obra que há décadas é aguardada pela população de Rio do Sul e demais municípios do Vale do Itajaí. Teremos obras de dragagem, desassoreamento e melhoramento fluvial. Essa é a primeira grande obra emergencial como uma resposta às enchentes que tivemos no ano passado em Santa Catarina”, reforça o secretário Fabiano de Souza.

Principalmente nas cidades do Alto Vale, a obra vai fazer com que a água consiga escoar mais rápido em direção ao mar durante as chuvas. A dragagem vai evitar que a água suba tão rápido, como aconteceu nas enchentes de 2023, e prevenir novas cheias. “O projeto demonstra o compromisso do governo estadual em promover a segurança e o bem-estar da população de Santa Catarina, além de destacar a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos para enfrentar os desafios ambientais”, completa o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support