Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN esclarece dúvidas sobre...

CASAN esclarece dúvidas sobre tarifas e ligações de esgoto em Coronel Freitas

Com a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário de Coronel Freitas em pleno funcionamento desde março, a  CASAN está esclarecendo dúvidas dos moradores sobre as tarifas e ligações domiciliares. Já foram autorizadas as ligações em 795 Caixas de Inspeção (CI), totalizando 1023 unidades autônomas cadastradas.

Conforme o chefe da CASAN de Coronel Freitas, Junior Preuss, a dúvida dos usuários é como deve e o que pode ser ligado na rede coletora. A orientação é de que o esgoto do imóvel seja direcionado para a CI instalada pela Companhia em frente ou nos fundos do imóvel. As adaptações internas são responsabilidade do morador. No site da CASAN há orientações detalhadas sobre a ligação de esgoto.

A Caixa de Gordura, instalada dentro do imóvel, é um equipamento obrigatório, e deve ser mantido na saída das pias de cozinha e de churrasqueiras. Outra orientação fundamental é não direcionar a água da chuva para a rede de coleta de esgoto da CASAN. Essa água deve ser direcionada para o meio fio, de onde vai para o Sistema de Drenagem, operado pela Prefeitura Municipal.

Depois de fazer as adaptações internas, que são responsabilidade do proprietário ou morador, o sistema individual de fossa, filtro e sumidouro pode ser desativado. Neste link há orientações sobre a desativação do sistema individual de tratamento.

A agência local também está disponível para auxiliar a população presencialmente, esclarecendo dúvidas e executando os serviços necessários para o bom funcionamento do sistema.

Cobrança pela coleta e tratamento de esgoto

Outra dúvida comum é sobre o valor dos serviços de coleta e tratamento do esgoto. O valor será o mesmo praticado em todos os municípios integrados ao Sistema CASAN e corresponde ao consumo de água. De uma forma simplificada, se o morador paga R$ 40,00 de água, por exemplo, sua tarifa de água e esgoto será de R$ 80,00.

Como a CASAN já autorizou ligações ao Sistema de Esgoto de Coronel Freitas, será iniciada nos próximos meses a cobrança pelos serviços.

Os primeiros pagamentos deverão ser realizados nos meses de maio ou de junho, pois variam de acordo com a data de vencimento do usuário.

A Companhia reforça a importância de que os moradores fiquem atentos às orientações e comunicados enviados nas faturas.

Tarifa Social

Os moradores que se enquadram na Tarifa Social, terão uma cobrança diferenciada. Entre os requisitos para obter esse benefício estão o rendimento familiar até dois salário mínimos e a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A Tarifa Social tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro. Veja mais informações no site da CASAN.

Informações online
Para receber semanalmente informações sobre o Projeto Socioambiental de Coronel Freitas e os serviços de coleta e tratamento de esgoto, é possível cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos ao final de toda semana. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://linktr.ee/coronelfreitasses.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support