Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Governador entrega licença ambiental...

Governador entrega licença ambiental para linhas de transmissão entre Itá, Pinhalzinho e Xanxerê

O governador Jorginho Mello e a presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Sheila Meirelles, entregaram nesta quarta-feira, 15, a Licença Ambiental para operação de Linhas de Transmissão entre os municípios de Itá, Pinhalzinho e Xanxerê. O ato ocorreu durante a abertura do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho.

De responsabilidade do Grupo CPFL Energia, a Linha de Transmissão 230kV Itá a Pinhalzinho 2 possui 203 torres abrangendo os municípios de Águas Frias, Arvoredo, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Itá, Pinhalzinho, Seara, União do Oeste, Xavantina e Xaxim.

Já a Linha de Transmissão 230kV de Itá a Xanxerê tem extensão de 52,79km, com 106 torres que atravessam quatro cidades: Itá, Seara, Xavantina e Xanxerê. O licenciamento compõe ainda a Subestação Itá de energia elétrica com transformação de 525/230 kV.

Com as obras concluídas, a economia da região, baseada principalmente na agricultura e nas pequenas empresas, vai ter mais garantia de abastecimento de energia, gerando assim mais desenvolvimento para setores tão importantes da economia do estado.

“Temos que melhorar a rede que leva a energia para o campo e esse é um compromisso do meu governo. Por isso estamos trabalhando no Instituto do Meio Ambiente para dar mais celeridade na análise e na liberação das licenças seguindo todas normas”, disse o governador.

O valor de investimento do empreendimento é de cerca de R$ 400 milhões, possibilitou a geração de 450 empregos diretos e envolveu a contratação de mais de 30 fornecedores locais. Para a fase de operação estão previstos sete programas ambientais, além de medidas compensatórias de controle ambiental.

“Trata-se de um empreendimento que cumpre todos requisitos e medidas de controle ambiental para operar em consonância com a necessidade de abastecimento de energia no estado, e promover desenvolvimento de setores importantes da nossa economia”, reforçou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Durante o evento, o governador ainda lançou o Programa Terra Boa com investimentos recordes de R$ 114,7 milhões. A iniciativa busca o aumento da produtividade nas lavouras e a diversificação de culturas.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support