Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Estado lança o Programa...

Estado lança o Programa Terra Boa 2023 com investimentos recordes de R$ 114 milhões durante o Itaipu Rural Show

O governador Jorginho Mello lançou nesta quarta-feira, 15, o Programa Terra Boa com investimentos recordes de R$ 114,7 milhões. A iniciativa busca o aumento da produtividade nas lavouras e a diversificação de culturas. O anúncio foi feito durante a abertura do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho e teve a participação do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto.

Em sua nova edição, o Terra Boa terá ainda mais recursos disponíveis, serão 37% a mais do que o investido no último ano, alcançando o maior volume da história. O Programa irá incentivar a aquisição de 200 mil sacas de sementes de milho; 430 mil toneladas de calcário; 4.500 kits forrageira; 1.200 kits apicultura; dois mil kits solo saudável e apoiará o cultivo de até 10 mil hectares de cereais de inverno, que serão destinados para a produção de ração animal.

Durante seu discurso, Jorginho Mello destacou a força do cooperativismo catarinense e a pujança do agronegócio. “O Governo do Estado será um grande parceiro de quem trabalha e produz. Somos um povo aguerrido, que trabalha e se reinventa. Santa Catarina dá exemplo para todo o país”.

“A agricultura catarinense tem um modelo diferenciado, um modelo que precisa de cuidados especiais. Dentro da porteira o nosso agricultor é extremamente eficiente por isso nossos produtos chegam a centenas de países do mundo. Fora da porteira, nós precisamos ajudar na desburocratização, na melhoria das estradas rurais, da energia elétrica e no fornecimento de internet de qualidade. Vamos reconhecer e trabalhar para que o agricultor seja valorizado e para dar visibilidade ao trabalho dos homens e mulheres do campo”, ressaltou o secretário da Agricultura.

Segundo o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, o Terra Boa é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do cooperativismo e do agronegócio catarinense.

Outros anúncios

O governador ainda anunciou uma parceria com o Sebrae e Aurora Coop. para uma capacitação de produtores rurais. Também foi assinado um protocolo de intenções para a construção da nova estação meteorológica que deverá ser instalada em Pinhalzinho e sancionada a lei que cria o Programa Estadual de Desenvolvimento da Apicultura Catarinense.

Jorginho Mello reforçou que vai honrar os compromissos de campanha que beneficiam as famílias ligadas ao agronegócio e que têm um papel importante para a economia. “Precisamos melhorar a energia elétrica e dar internet de qualidade para o campo. Vamos trabalhar a favor de quem produz e trabalha. Por isso o agronegócio tem prioridade no nosso governo. E hoje anunciamos aqui em Pinhalzinho programas importantes que comprovam isso”, destacou o governador.

O Instituto do Meio Ambiente ainda entregou a Licença Ambiental para operação de Linhas de Transmissão entre os municípios de Itá, Pinhalzinho e Xanxerê.

Sobre o Itaipu Rural Show

O evento, que começou nesta quarta, 15, é uma exposição realizada em mais de 20 hectares de área própria, que recebe mais de 50 mil visitantes por edição. Em quatro dias o público que visita o evento pode ter acesso a tudo que existe de novo no segmento do agro. A exposição é considerada um grande celeiro de boas práticas de campo, além de trazer informações que promovem maior eficiência na atividade do agronegócio na Região Sul do país.

O organizador do Itaipu Rural Show, Arno Pandolfo, disse que esse é um evento planejado com carinho para os agricultores. “Quando começamos, 24 anos atrás, era um pequeno evento mas que a gente já almejava esse sucesso que hoje se tornou o Itaipu Rural Show. Temos uma grande programação para o produtor que está em busca das novidades do setor do agro”, enfatizou Arno Pandolfo.

São aproximadamente 300 empresas expositoras de tendências e conhecimento do agronegócio para o empresário rural. Os visitantes podem conhecer os stands de empresas de tecnologias, inovações, sementes, insumos e demais produtos para o aumento da produção agropecuária. Para este ano, entre as novidades apresentadas, estão as inovações do setor Agro 4.0, que estão sendo exibidas pelas maiores empresas do mundo.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support