Governador Colombo e prefeitos da Grande Florianópolis debatem ações de mobilidade
A região da Grande Florianópolis tem um sistema de transporte extremamente dependente de veículos motorizados individuais – quase metade (48%) das viagens realiadas na região são feitas por carros ou motos. Este foi um dos dados apresentados ao governador Raimundo Colombo pela equipe do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) da Grande Florianópolis. Outro dado apresentado indicia que o tempo médio das viagens por transporte público é o dobro das feitas por automóvel.
Foto: Neiva Daltrozo / Secom
>>> Imagens para download na galeria
Acompanharam a reunião, no final da tarde desta quinta-feira, 4, os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa; do Planejamento, Murilo Flores; da Administração, Derly de Anunciação; o presidente da SC Parcerias, Paulo da Costa; e os prefeitos de São José, Adeliana Dal Pont; de Palhoça, Camilo Martins; e de Biguaçu, José Castelo Deschamps; entre outras autoridades.
O Plamus foi contratado diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos – FEP, com acompanhamento direto do Governo do Estado de Santa Catarina e dos municípios da Grande Florianópolis. O estudo técnico apresentará soluções para os problemas de mobilidade urbana dos 13 municípios da Grande Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.
As pesquisas de campo foram realizadas ao longo deste ano e concluídas em novembro. O estudo analisou, entre outros quesitos, as características da urbanização, as projeções de crescimento e as viagens realizadas diariamente na área de abrangência do plano. Mais de 5.400 domicílios foram visitados. São pesquisas que subsidiaram o diagnóstico da mobilidade na cidade e que serão a base para as propostas que o corpo técnico do Plamus oferecerá para solucionar as questões de transporte na Grande Florianópolis.
“Todo esse trabalho de planejamento é essencial para termos um horizonte para as próximas décadas. Mas precisamos também de ações imediatas, medidas que possam ser implantadas agora para amenizar os problemas da população que todos os dias fica presa em filas e congestionamentos na região. É um problema urgente que precisa de ações concretas e imediatas”, cobrou o governador Raimundo Colombo.
Uma nova reunião deve ser realizada nas próximas semanas para detalhar ações a serem implantadas em curto prazo. São medidas como corredores exclusivos para ônibus em determinadas regiões e melhorias nos acessos das pontes que ligam o Continente e a Ilha de Santa Catarina. O governador também solicitou detalhamento das propostas para inclusão do transporte marítimo no atendimento à população.
Um dos coordenadores do Plamus, Carlos Eduardo Gondim, explicou que agora está sendo concluído um trabalho de simulação de ações propostas e de definição das medidas necessárias para viabilizar as melhores alternativas. Ao longo das próximas semanas, ações de curto prazo serão apresentadas ao governador Colombo e entre 60 e 90 dias será concluído o relatório final com todo o planejamento, afirmou Gondim.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC