Gered de Araranguá promove reuniões do Programa Bolsa Família
Representantes das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social dos municípios que abrangem a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá estiveram reunidos na última semana com a coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família Ana Merabe de Souza, a coordenadora de Articulação dos Municípios Judite da Silva Mattos da Silva, ambas da Secretaria de Estado da Educação (SED) e a operadora Estadual Auxiliar do Programa Bolsa Família da 22ª Gered, Marisete Damiani dos Santos, para debater assuntos relacionados ao Programa.
Diversos temas foram abordados nas reuniões: “Pobreza e Vulnerabilidades” e sua relação com a educação; o Programa Bolsa Família como importante estratégia no rompimento do ciclo intergeracional da pobreza no Brasil; discutido desafios para as Políticas Públicas de ação intersetorial; dúvidas quanto ao Sistema Presença; ações e programas que os municípios desenvolvem na área social e da saúde.
As coordenadoras também repassaram a estatística de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família (PBF) no Extremo-Sul. Os dados mostram que mais de 8 mil alunos entre 6 a 17 anos são beneficiárias do Programa.
Segundo a operadora Estadual Auxiliar do Programa Bolsa Família da Gered, Marisete Damiani dos Santos, estiveram presentes secretários da assistência social e educação, técnicos municipais, gestores e operadores municipais e estaduais. “Os participantes entenderam a temática e foram bastante participativos, mostrando interesse pelo bom andamento do Projeto em seus municípios”, relatou.
Seminários Intersetoriais
O Comitê Gestor Estadual do Programa Bolsa Família irá realizar a primeira etapa regional dos Seminários Intersetoriais do Programa Bolsa Família 2015, nos dias 23 e 24, em Florianópolis. O objetivo dos Seminários é aprimorar a gestão municipal das políticas de Educação, Saúde e Assistência Social em relação ao PBF.
O Seminário também buscará traçar estratégias coletivas com gestores e técnicos municipais das três políticas envolvidas para aprimorar índices estaduais, discutir sobre o Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-m) do PBF e promover espaço de trocas de informações.
A regionalização dos Seminários atende a uma reivindicação dos municípios em descentralizar os eventos Estaduais.
Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O programa possui três eixos principais: a transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
Todos os meses, o governo federal repassa uma quantia para as famílias que fazem parte do programa.
{article Carla Costa – SDR ARARANGUÁ}{text}{/article}