Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Fapesc realiza live para...

Fapesc realiza live para tirar dúvidas sobre edital de incentivo à propriedade intelectual

Chamada pública inédita foi lançada pela fundação, em parceria com o INPI. (Foto: Arquivo Fapesc)

O impacto do registro de propriedade intelectual é muito amplo para as empresas. Promove a valorização do negócio e, principalmente, garante a exclusividade daquela ideia ou produto que a empresa investiu tempo e esforço para o desenvolvimento. Para incentivar que as pequenas e médias empresas catarinenses protejam as suas criações, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), lançou recentemente o edital inédito de incentivo à propriedade intelectual. E para esclarecer as dúvidas sobre o edital 05/2024, será realizada uma live na próxima quarta-feira, 10, às 18h, no canal do Youtube da Fapesc.

O edital de chamada pública foi lançado em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e é inédito em Santa Catarina. Por meio dele, o Governo do Estado destinará até R$1.050.000,00 para os projetos selecionados que visem pedido de patente, proteção de desenho industrial e registro de programa de computador.

Na live, os participantes poderão conversar com a coordenadora de projetos, Scheila Neres, que é responsável pelo edital. Ela explica que cada proposta aprovada no edital receberá até R$ 35.000,00 em fomento e mais capacitação e mentoria do INPI. As propostas podem ser submetidas até às 18 horas do dia 29 de abril de 2024, no sistema SIGFapesc.

“É dono quem registra”

Segundo Scheila, possuir a propriedade intelectual é a única forma de o empreendedor ou a empresa se tornar proprietário legal das suas criações. “A propriedade intelectual fornece às empresas os meios de proteger seus investimentos e administrar com mais segurança o seu negócio. É o direito legal que um criador possui sobre sua criação. E sabemos que muitas vezes, a empresa possui e/ou desenvolve ativos que podem ser protegidos e seus gestores nem se dão conta disso”, alerta.

Entre os benefícios da proteção de ideias e produtos a coordenadora do edital da Fapesc elenca a garantia do direito à propriedade de uma criação intelectual, o que permite aos titulares obterem ganhos com suas criações; impedir que a concorrência copie ou imite o produto ou o serviço; proteção da imagem e da reputação de uma empresa e o aumento da confiança e da fidelização de clientes com a qualidade do produto ou serviço.

Competição justa

A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, reforça que o edital, voltado para a proteção da propriedade intelectual de patentes, desenho industrial e software, pode estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico, e assim, beneficiar diversos setores da economia catarinense. “Ao protegermos a propriedade intelectual, ajudamos a garantir que as empresas e os empreendedores locais possam competir de forma justa no mercado, incentivando o crescimento econômico e a geração de empregos no estado”, afirma.

A Fapesc abriu também o edital 04/2024, voltado para o credenciamento de empresas para prestação de serviços de propriedade intelectual para os projetos selecionados no edital 05/2024.

Edital 04/2024 – Credenciamento de Empresas para Prestação de Serviços de Propriedade Intelectual – Prazo de submissão de propostas até 26 de abril de 2024

Edital 05/2024 – Incentivo à Propriedade Intelectual – Prazo de submissão de propostas até 29 de abril de 2024

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (49) 98878-7828

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support