Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola de Educação Básica...

Escola de Educação Básica Jerônimo Coelho de Laguna presta homenagem a seu primeiro diretor

Na última semana, aconteceu na EEB Jerônimo Coelho, em Laguna o lançamento do livro “Pofessor Areão: experiências de um bandeirante paulista do ensino em Santa Catarina (1912 – 1950)”. A obra foi organizada pela historiadora de Educação e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Dra. Gladys Mary Teive.

 

O evento integra o conjunto de atividades desenvolvidas por meio do projeto “Ecos de memória da cultura escolar por múltiplas Linguagens” – em parceria com o subprojeto do Programa Insitucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UDESC e Programas de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação a Distância (CEAD) e FAED/UDESC. Fundada em 1912, a EEBJerônimo Coelho foi a terceira escola da rede estadual a ser construída no Estado, e faz parte do patrimônio histórico do município de Laguna.

A instituição também homenageou a ex-diretora, Hilda Soares Bicca, hoje com 86 anos. Foram 20 anos a frente da administração do educandário, que por meio de seu trabalho tornou a instituição uma referência em educação para Laguna e região.

A escola atende a 180 alunos diariamente. “São 104 anos de história e memória, contadas e preservadas na vida de todos aqueles que por esses corredores um dia deixaram suas marcas: diretores, professores, alunos e famílias. Somos parte importante na história da educação catarinense, e contribuímos significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região”, destacou a diretora, Josiane Julião.

Segundo a professora coordenadora do projeto, “Ecos de memória da cultura escolar por múltiplas Linguagens”, Sandra Corrêa, o projeto tem por objetivo preservar a memória da escola, lutando pela manutenção de sua identidade institucional como patrimônio histórico. Por meio do projeto, é proporcionado aos educandos a oportunidade de mantermos um grupo de canto e coral na escola, formado por alunos dos 3º, 4º e 6º anos, do ensino fundamental.

Sob a regência da professora Maria da Graça Ribeiro o grupo faz interpretações de canto, dança e poesia como: a canção “Brisa” com a participação de todo o coral, também o épico ocorrido em nossa cidade, que através da dança retrata o romance entre Giusepe Garibaldi e a guerreira Anita, com “Anita – amor e guerra”, pelos alunos Raí Nunes Bernadino e Julia Lapaz Machado. Ainda como atrações neste dia tivemos o texto “Reverência”, declamado pelos alunos dos 3º e 4º anos e o poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa, por Raí Nunes Bernadino, homenageando a cidade de Laguna, último ponto das terras portuguesas no sul do Brasil delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas.

O evento foi prestigiado por ex-diretores, ex-professores e ex-alunos, autoridades locais, membros da gerência de Educação e toda a comunidade escolar.

Informações sobre o livro:

João dos Santos Areão, foi o primeiro diretor da escola, e dedicou de sua vida profissional 9 anos à direção da instituição.

Em 12 de julho de 1912, a convite do então Inspetor Geral do Ensino de SC – Orestes Guimarães, assumiu o cargo de diretor da escola. Na época de sua fundação, a escola era denominada de “G.E. Jerônimo Coelho”.,

O colégio é fruto de uma reforma que veio para modernizar a instrução pública em nosso Estado, trazendo um novo formato escolar – a escola primária graduada, como instituição de excelência para a formação dos cidadãos e cidadãs responsáveis por consolidar a República brasileira.

A EEB Jerônimo Coelho, foi o terceiro grupo escolar de um conjunto de 07, criados entre os anos de 1911 e 1918, nas consideradas principais cidades.

{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text}{/article}

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support