Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Ensino médio e educação...

Ensino médio e educação profissional são temas de reuniões em Brasília

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, juntamente com a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marine Pacheco, secretária adjunta de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, participaram em Brasília de reuniões no Ministério da Educação (MEC) e Banco Interamericano de Desenvolvimento  (BID) nesta quinta-feira, 6.

No MEC, Marilene apresentou o novo modelo de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) para a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC  (Setec), Eline Nascimento. O modelo foi implantado em quatro escolas catarinenses com sete turmas e 177 alunos nos municípios de Concórdia, Dionísio Cerqueira, Laguna e São Miguel do Oeste. O curso tem matriz completamente integrada entre ensino técnico e médio regular evitando a sobreposição de conhecimento. Também é inovador na carga horária que se aproxima da proposição da nova legislação do ensino médio, que fomenta ensino técnico profissional como uma das trajetórias a serem escolhidas pelos alunos.  

Com a presença da reitora do Instituto Federal de Santa Catarina  (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, a pauta foi a transferência do Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Guaramirim para o IFSC. Um relatório sobre as reais necessidades do IFSC será produzido e entregue para Eline para oficialização do MEC. Deschamps aproveitou a oportunidade para convidar a secretária Eline para ir a Santa Catarina. “Temos os Cedups de Guaramirim,  Timbó e Mafra em fase de finalização e vamos entregar a comunidade nos próximos meses. Estamos articulando as parcerias e a oferta”, destaca Deschamps.

O CEDUP de Rio do Sul também está sem fase de transferência para a rede federal. No BID, a pauta foi o financiamento do projeto da reformulação da política do Ensino Médio em Santa Catarina. Um novo projeto de formação de professores seguindo o modelo da Finlândia está sendo trabalhado, articulando as diferentes redes que ofertam ensino técnico profissional no Estado.

Também participaram das reuniões representantes dos parceiros da SED, Itaú BBA e Federação das Indústrias e Comércio de SC (Fiesc).
{article Edinéia Rauta – Educação}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support