Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Epagri sedia encontro sobre...

Epagri sedia encontro sobre comunicação, recursos hídricos e gerenciamento de riscos

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri (Ciram) promove nesta quinta-feira, 26, a partir das 9h, no auditório da empresa em Florianópolis, discussões sobre a comunicação no gerenciamento de riscos de desastres e na explicação do tempo e do clima. Também serão abordados temas como mudanças climáticas e agricultura sustentável.

Foto: Nelso Figueiró / Epagri/Ciram

>>> Imagem para download na galeria

“As formas de comunicação, tanto para as defesas civis estaduais e municipais, quanto para o cidadão comum e outros setores da sociedade, devem ser eficientes e são fundamentais para prevenir e evitar grandes desastres”, acredita o gerente da Epagri/Ciram, Edson Silva que recebe  especialistas na área para o evento que celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, e o Dia Meteorológico Mundial, 23 de março.

Três especialistas abordarão os temas Comunicação no Gerenciamento de Riscos de Desastres: Lições Aprendidas e Desafios, a cargo do Gerente de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Frederico de Moraes Rudorff; Água, Mudança Climática e Agricultura Sustentável, pelo representante da Agência Nacional de Águas, Egon Krakhechke, e Explicar o Tempo e o Clima: Um Desafio Diário para Ajudar a Proteger a Vida e o Planeta, a cargo da representante do Climatempo (SP), Josélia Pegorim.

Água no Brasil e no mundo

Poucos dias antes da comemoração deste Dia Mundial da Água, a ONU anunciou que a população necessitará de 40% a mais de água até o ano de 2030, devido a altas porcentagens de água usadas nas indústrias, na produção de energia elétrica e na precariedade das condições sanitárias no mundo. Vale ressaltar que 700 milhões de pessoas no planeta não possuem acesso à água potável.

O Brasil, embora possua cerca de 13% de toda água potável do planeta, cidades estão passando por crises hídricas, especialmente São Paulo e Recife.

“Uma pesquisa inédita feita pela ONG ambientalista SOS Mata Atlântica mostra que pouco se tem feito para preservar este recurso valioso em sua origem: os rios, córregos e lagos do país”, informou o educador ambiental da Epagri/Ciram, Nelso Figueiró, que considera o encontro importante para motivar ações efetivas de preservação da água.
Levantamento feito pela ANA e divulgado no dia 18 de março mediu a qualidade da água em 301 pontos de coleta em sete estados brasileiros e constatou que 23,3% apresentam qualidade ruim ou péssima.

O encontro é uma promoção da Epagri/Ciram, com apoio da Climatempo, Agência Nacional de Águas, Secretaria de Estado da Defesa Civil e Governo do Estado de Santa Catarina.

Mais informações para a imprensa
Nelso Figueiró/Epagri/Ciram
e-mail: nelso@epagri.sc.gov.br