Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri prepara exposição para...

Epagri prepara exposição para 34º Festa Nacional do Colono em Itajaí

A Epagri está preparando um estande de 300 metros quadrados para expor os serviços que desempenha na área de extensão rural e pesquisa, na 34ª Festa Nacional do Colono, entre os dias 20 a 23 de julho, no Parque Municipal do Agricultor, em Itajaí.

Criada em 1976, a Estação Experimental da Epagri de Itajaí desenvolve projetos em cinco áreas temáticas, responsáveis por auxiliar o setor agropecuário do município e Litoral Catarinense. Estarão expostos trabalhos envolvendo o cultivo de arroz irrigado, que vem sendo melhorado geneticamente para se adaptar a realidade dos produtores catarinenses. Desde 1976, foram desenvolvidos 29 cultivares de arroz irrigado, 21 destinados ao cultivo dentro do Estado e oito específicos para outros estados e países como a Bolívia e Argentina.

No início dos anos 80, a Estação Experimental começou os estudos com a bananicultura, (aperfeiçoamento do plantio da banana), citricultura (criação de mais de 320 cultivares de laranja, tangerina, limão,lima, pomelo e híbridos diversos), olericultura (produção de hortaliças), flora catarinense (identificação, caracterização e catalogação de espécies da flora atlântica) e banco de germoplasma (armazenamento de diversidade genética que constituem um repositório de genes para uso imediato ou futuro).

O espaço também contará com os serviços oferecidos pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), que compreende monitoramento da previsão do tempo, previsões para o mar, rios, litoral, imagens de satélite e mapas digitais do estado, além do Agroconnect, que monitora variáveis específicas para produtores rurais como temperatura, pressão atmosférica, radiação média, vento e precipitação total. Também serão expostos trabalhos do Centro de Pesquisa e Agricultura de Pesca, sendo que Santa Catarina, com pouco mais de 1% da área do Brasil, é o maior produtor nacional de pescados.

A Festa Nacional do Colono é uma homenagem à população rural de Itajaí, que está dividida em 18 comunidades, sendo elas: Arraial dos Cunha, Baia, Brilhante I, Brilhante II, Campeche, Canhanduba, Espinheirinhos, Espinheiros, Itaipava, Km 12, Laranjeiras, Limoeiro, Paciência, Rio do Meio, Rio Novo, Salseiros, São Roque e Volta de Cima. O Parque Municipal do Agricultor está localizado na Rua Mansueto Felizardo Vieira, 577, localidade KM 12. 

{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support