Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Dia de Campo em...

Dia de Campo em Antônio Carlos apresenta tecnologias sustentáveis para cultivo de hortaliças

O evento terá visitas guiadas em oito vitrines tecnológicas de produção de hortaliças a campo, além de 25 estandes de empresas do setor agrícola (Fotos: Divulgação / Epagri)

Nos dias 15 e 16 de maio, o município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, recebe  cerca de 500 pessoas entre agricultores, técnicos e estudantes para o Dia de Campo de Tecnologias Sustentáveis para o Cultivo de Hortaliças. Promovido pela Epagri pelo oitavo ano consecutivo, o evento será na propriedade rural de Aloísio Guesser, onde vai ocorrer visitas guiadas em oito vitrines tecnológicas de produção de hortaliças a campo, instaladas em parceria com a Epagri e com empresas do ramo da olericultura. 

Segundo o extensionista rural da Epagri no município, Jerônimo Veppo, o evento tem como objetivo levar informações técnicas inovadoras para o cultivo de hortaliças, como diferentes sistemas de produção, adubação, variedadesirrigação, máquinas e implementos, infraestrutura produtiva, controle de pragas e doenças e sistemas de geração de energia sustentáveis.

A Epagri estará representada com uma vitrine tecnológica, onde serão demonstrados o sistema de produção de hortaliças em plantio direto (SPDH) e as tecnologias desenvolvidas pela pesquisa da Estação Experimental de Itajaí para o cultivo de hortaliças. 

A Epagri vai apresentar tecnologias para o Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) 

O dia de campo é gratuito, aberto a todos os interessados e não precisa de inscrição prévia. O público participante terá livre acesso para visitar outros 25 estandes de empresas do setor agrícola que estarão presentes no entorno das áreas de campo.  O evento tem o apoio da prefeitura do município, Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Antônio Carlos e Casan.

Soluções inovadoras com sustentabilidade

O município de Antônio Carlos ostenta o título de Capital Catarinense das Hortaliças, com produção média anual de 150 mil toneladas, com destaque para folhosas e temperos como a salsa e a cebolinha, além de cenoura, chuchu e batata-doce. Com uma agricultura tipicamente familiar, a atividade de oleicultura no município tem a característica de ocupação em pequenas áreas, porém com uso intensivo do solo. 

Jerônimo revela que, devido à procura por alimentos, estimulada pela localização geográfica do município, próximo a grandes centros consumidores no litoral catarinense, os agricultores de Antônio Carlos buscam por alta produtividade nas lavouras. “Aliado a isso, também enfrentamos adversidades climáticas cada vez mais acentuadas, o que aumenta a incerteza da colheita em quantidade e qualidade exigidas pelo consumidor”, diz ele.

Antônio Carlos ostenta título de Capital Catarinense das Hortaliças, com produção média anual de 150 mil toneladas

O extensionista completa: “Esse cenário implica em uma busca pelo melhoramento genético de variedades mais adaptadas e sistemas produtivos mais sustentáveis, conferindo aos produtores maior segurança de colheita e redução dos custos de produção. Por isso esse dia de campo é muito importante, porque traz diferentes soluções inovadoras aos agricultores, para que todos produzam mais e melhor”, argumenta o Jerônimo.

Serviço:
O quê: Dia de Campo de Tecnologias Sustentáveis para o Cultivo de Hortaliças
Quando: dias 15 e 16 de maio, das 8h às 17h30min
Onde: propriedade de Aloísio Guesser – rua Nilto Olegário Shimitz, 2450 – Guiomar, Antônio Carlos, SC
Mais informações  entrevistas: Jerônimo Veppo, extensionista rural da Epagri em Antônio Carlos, fone (48) 3665-6394

No vídeo a seguir, confira como foi o dia de campo em Antônio Carlos em 2023: 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support