Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri de Caçador lança...

Epagri de Caçador lança livro sobre produção integrada de tomate


Fotos Murilo Roso / ADR Caçador

A Estação Experimental da Epagri de Caçador lançou na última quarta-feira, 6, o livro “Sistema de produção integrada para o tomate tutorado em Santa Catarina”. A obra é resultado de mais de 12 anos de pesquisa, reunindo informações de tecnologias desenvolvidas e aperfeiçoadas ao sistema de cultivo. O lançamento do livro foi prestigiado por autoridades, técnicos agropecuários e tomaticultores da região Meio-Oeste.

De acordo com o engenheiro agrônomo Walter Becker, autor do livro junto com mais oito pesquisadores da Epagri, a obra é resultado da homologação das normas técnicas do Sistema de Produção Integrada do Tomate Tutorado (Sispit) pelo Ministério da Agricultura no fim do ano passado. “Estamos recebendo a bandeirada da chegada ao nosso objetivo que é levar aos agricultores as normas técnicas da produção integrada, que serão referência em todo Brasil para o cultivo de tomate de mesa”, afirma.

joomplu:28993

Dirigido a produtores e técnicos, o livro tem 151 páginas com informações sobre escolha da área, uso de coberturas, manejo do solo, adubação, irrigação, fertirrigação e manejo da cultura. Também aborda distúrbios fisiológicos e controle das principais pragas, bem como a tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, incluindo colheita, beneficiamento, rotulagem e custo de produção.

Para o gerente da Estação Experimental de Caçador, Renato Vieira, a obra tem papel fundamental para reforçar a necessidade de priorizar a produção integrada, sistema que resulta em lucratividade ao produtor, segurança alimentar ao consumidor e preservação do meio ambiente. “A publicação do livro vai ajudar muito no próximo passo que é a extensão rural, ou seja, fazer essas informações chegarem ao produtor e que ele adote o sistema integrado”, analisa.

Entre as autoridades que prestigiaram o lançamento estavam o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Luiz Antonio Palladini, o secretário executivo da ADR de Caçador, Imar Rocha, a coordenadora da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiane Driessen, entre outras.

Autores: Walter Ferreira Becker (coordenador), Anderson Fernando Wamser, Anderson Luiz Feltrin, Atsuo Suzuki, Janaína Pereira dos Santos, Janice Valmorbida, Leandro Hahn, Leandro Luiz Marcuzzo e Siegfried Mueller.

Tomate em SC

Em Santa Catarina, dados do IBGE estimam a área de cultivo de tomate em 2.693 hectares, uma produção de 186.802 toneladas e rendimento médio de 69.366 quilos por hectare, posicionando o Estado como 6º produtor nacional.

A Região Alto Vale do Rio do Peixe detém 51% da área plantada e 64% da produção, principalmente nos municípios de Caçador, Lebon Régis, Macieira e Rio das Antas.
{article Murilo Rosso – ADR Caçador}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support