Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Enfermeiras e técnicas em...

Enfermeiras e técnicas em saúde da região de Tubarão recebem treinamento para campanha contra gripe

Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

O objetivo dos profissionais da Gerência Regional de Saúde (Gersa) é preparar as enfermeiras e técnicas em saúde dos sete municípios que compreendem a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão para o início da campanha de vacinação contra gripe. “O objetivo é informar, tirar dúvidas, intensificar a importância da campanha da vacina contra a gripe A. Essa campanha começa dia 17 deste mês e termina no dia 26 de maio”, declara Juliana Genovez Muniz, supervisora da Gersa.

A meta para este ano é imunizar 90% das pessoas dos grupos de risco: pessoas com 60 anos ou mais, grávidas e até 45 dias depois do parto, crianças de seis meses até cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, apenados e pessoas que trabalham no sistema prisional, professores da rede pública e privada e população indígena. Segundo Juliana a intenção é aproveitar a mesma campanha para atualizar outras vacinas pendentes.

“É preciso resgatar a cobertura total da vacina contra o tétano e DPTA celular, que são usadas nas gestantes. Por isso é importante levar a carteira de vacinação para conferir também essas e outras vacinas para prevenir doenças”, explica Juliana. A entrega das doses para os municípios iniciaram nesta terça-feira, 11, e até o momento foram repassadas 25% do total das vacinas que serão usadas na campanha. Além disso o dia 13 de maio será realizado um sábado especial para vacinação, o Dia D de Vacinação.

Febre Amarela

Na oportunidade a bióloga da Gersa, Sabrina Fernandes Cardoso, conversou com as técnicas e enfermeiras sobre “episotia”, que são casos de mortes, adoecimento ou encontro de ossadas de primatas não humanos: macacos, saguis e bugios, em virtude da febre amarela. “A informação é que mesmo que a nossa região não tenha casos de febre amarela, as pessoas se por ventura encontrarem macacos, bugio ou sagui mortos em alguma mata, devem comunicar imediatamente a secretaria municipal de saúde, para que se possa verificar se a morte foi em razão da febre amarela. Isso tudo para prevenir que essa doença chegue no perímetro urbano”, explica.

Sabrina reforça que na região não há nenhum caso de febre amarela e as vacinas para quem vai viajar estão disponíveis. “A nossa região não é uma área de recomendação para vacina da febre amarela, porém as pessoas que vão viajar para o oeste de Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, elas precisam se vacinar com 10 dias de antecedência”, declara.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 8843-1702 / WhatsApp 8833-1471

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support