Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Em reunião, PGE/SC e...

Em reunião, PGE/SC e Tribunal de Justiça tratam de criação da Vara de Execução Fiscal

A partir da esquerda: procuradores Rodrigo Castellano e André Uba; juízes Rafael Steffen da Luz Fontes e Rafael Sandi; e procuradores Francisco Guardini Nogueira e Ricardo Gama – Foto: TJSC

Procuradores do Estado e juízes catarinenses reuniram-se nesta semana para tratar da criação de uma estrutura capaz de automatizar e acelerar a cobrança da dívida ativa – sobretudo aquelas de maior porte. A ideia é unificar todas as execuções fiscais estaduais em uma única unidade jurisdicional – a futura Vara Estadual da Execução Fiscal -, viabilizando a otimização e a padronização de fluxos de trabalho e priorizando a cobrança dos grandes devedores.

Durante a reunião ocorrida na última segunda-feira (17), os procuradores André Emiliano Uba, procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos; Ricardo Gama, chefe da Procuradoria Fiscal; Rodrigo Roth Castellano, coordenador do escritório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); e Francisco Guardini Nogueira, conversaram com os juízes Rafael Sandi, auxiliar da presidência, e Rafael Steffen da Luz Fontes, corregedor. De forma conjunta, eles pretendem redesenhar a tramitação dos processos e adotar novas tecnologias, de modo que tarefas hoje feitas manualmente sejam automatizadas.

“A implementação de fluxos automatizados vai nos ajudar a identificar e priorizar aquelas execuções fiscais de grande monta, com reflexo positivo na arrecadação estadual e, consequentemente, nos investimentos em políticas públicas em benefício à sociedade catarinense”, diz o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos da PGE/SC, André Uba. 

Uma das tecnologias apresentadas pelo TJSC foi o Sistema de Cobrança Pré-Processual (SCPP), projeto elaborado para otimizar, padronizar e centralizar os procedimentos de cobrança administrativa de créditos, possibilitando a notificação do devedor antes do ajuizamento da execução fiscal e do próprio protesto extrajudicialmente – o que já é feito pelo Estado por meio da PGE/SC. Isso permite que a situação fiscal seja regularizada antes mesmo da cobrança judicial, agilizando o recebimento dos recursos.

Em breve serão realizados novos encontros para mapear e validar os novos fluxos e integrar os sistemas da PGE/SC e da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) com o E-proc, do TJSC.

Judicialização da saúde

Os procuradores do Estado e magistrados também trataram sobre propostas de aceleração da tramitação de processos relacionados à saúde. Uma das ideias passa pela ampliação do número das unidades jurisdicionais a serem atendidas pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT-Jus), estrutura da Secretaria de Estado da Saúde que fornece subsídios técnicos nos feitos judiciais relacionados a medicamentos, materiais e procedimentos na área.

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PGE

Informações adicionais para a imprensa: Felipe Reis - assessor de Comunicação da PGE/SC | Contatos: comunicacao@pge.sc.gov.br / (48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support