Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Dia da Família na...

Dia da Família na Escola será neste sábado, 16

As escolas da rede pública estadual estão se mobilizando para a primeira edição do Dia da Família na Escola, que será no sábado, 16. A data virou lei após apresentação de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, acatada pelo governo estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa. Santa Catarina é o único estado brasileiro com lei que incentiva os familiares a participarem efetivamente da vida escolar dos alunos. Além das escolas estaduais a mobilização deste ano envolve o Sistema S. Na sua primeira edição, o Dia da Família na Escola terá como tema central Educação e Saúde. O objetivo é mostrar o quanto adotar hábitos saudáveis é benéfico para o aprendizado dos estudantes.

Cada escola envolvida está preparando uma programação para integrar pais, estudantes e demais familiares. São palestras com temas diversos, atividades culturais de teatro, dança e música e ações esportivas estão sendo preparadas para a participação dos estudantes e seus familiares.

A Secretaria de Estado da Educação encaminhou orientação para toda a rede e as escolas estão se mobilizando para que as famílias  tenham um dia especial. “Como é bom ir até a escola dos nossos filhos e acompanhar de perto seu aprendizado. A ação fortalece os laços familiares e contribui efetivamente com o desempenho intelectual das crianças. As famílias vão às escolas por que acreditam nos professores, na gestão, e queremos estimular ainda mais essa participação, possibilitando assim maior interação entre a escola, os estudantes e as famílias”, destaca o secretário de Estado da Educação,Eduardo Deschamps.

Gered Timbó

Na Gerência Regional de Educação (Gered) da 34ª Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó as escolas estão desenvolvendo vários trabalhos a serem realizados na data. Conforme a gerente de Educação, Claudete de Fátima Bauer, todas as escolas farão trabalhos envolvendo os temas: Gripe A (H1N1), dengue, chikungunya e zika vírus, além de outras atividades desenvolvidas em cada instituição de ensino.

Na Escola de Educação Básica Ruy Barbosa, de Timbó, a programação acontece entre 7h30 e 11h30, e haverá apresentações culturais dos alunos e dos pais que quiserem se apresentar, terá palestra sobre sexualidade com a professora Rita Fiamoncini Valcanaia, e também haverá uma aula de Zumba. No dia também serão realizadas oficinas de limpeza de pele para mães e filhas e futebol para pais e filhos. “Nesse dia iremos promover o I Concurso Gastronômico ‘A Cuca da Mãe’, com o objetivo de resgatar as receitas de família e permitir aos alunos que acompanhem suas mães/avós no preparo de uma cuca, receita tradicional em nossa região. Além da cuca, os alunos devem filmar a mãe ou avó fazendo a cuca e trazer a receita escrita, que posteriormente será compilada em um pequeno livro do I Concurso Gastronômico”, ressalta a assessora de Direção Scheila Barbosa.

Em Indaial, na Escola de Ensino Fundamental Marcus Rauh, haverá um momento de conversa com os pais e alunos sobre a importância da união da família com a escola, abordando ainda a necessidade de cuidados básicos com a saúde. Haverá ainda a apresentação do projeto Banda Marcial na Escola, com ensaio e encaminhamentos para o desenvolvimento do projeto.

A Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida, de Benedito Novo, vai promover no dia jogos na sala de informática, teste de visão, verificação da pressão arterial, palestra sobre a gripe H1N1, alongamento e ateliê da lembrancinha. Também haverá pula-pula, tênis de mesa e jogos de tabuleiro.

FIESC

“Estudos revelam que a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que lidera o Movimento. “O Dia da Família na Escola é uma importante oportunidade para chamar a atenção para isso”, destaca. 

Informações adicionais para a imprensa:
Edinéia Rauta – edineiarauta@sed.sc.gov.br
Secretaria de Estado da Educação

{article Viviana Borchardt – ADR Timbó}{text}{/article}