Definido o cronograma do projeto Biopesca SC e edital para seleção de bolsistas já está aberto
Foto: Divulgação SAQ
O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Udesc, Univali, Ufsc e IFSC, e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), desenvolve o projeto Biopesca SC, que visa o estudo da biologia populacional de recursos pesqueiros catarinenses. Em reunião nesta quinta-feira, 7, na Secretaria de Aquicultura e Pesca, foram apresentados o cronograma das atividades a serem desenvolvidas, bem como o edital de seleção de bolsistas que irão atuar no projeto, lançado no último dia 4 de março.
Participaram da reunião o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo; o professor da Udesc, Jorge Rodrigues; o professor da Univali, Roberto Wáhlich, e equipe das instituições.
Para o desenvolvimento do Biopesca SC a Fapesc vai investir cerca de R$ 2 milhões. O secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo, salienta que o envolvimento de instituições renomadas como a Univali, UFSC, IFSC e Udesc garante uma pesquisa de qualidade sobre a biologia populacional de recursos pesqueiros catarinenses, “O conhecimento permitirá a adequada gestão destes recursos selecionados de acordo com sua importância para a pesca estadual e regional de Santa Catarina”, destacou.
De acordo com o edital, as bolsas para as pesquisas científicas serão distribuídas para profissionais com mestrado, com experiência comprovada na área, e para estudantes de graduação. As atividades serão realizadas em Laguna ou Itajaí, sendo que as atividades de campo poderão ser realizadas em municípios costeiros vizinhos. As inscrições paras as vagas 1A a 4A podem ser feitas até o dia 18, pelo e-mail: jorge.rodrigues@udesc.br, e para as vagas 1B a 4B o e-mail deve ser direcionado para schwingel@univali.br e para rsantana@univali.br. O edital pode ser acessado abaixo:
O projeto Biopesca SC foi lançado em janeiro juntamente com um conjunto de medidas para o desenvolvimento do setor pesqueiro e de aquicultura, em solenidade que contou com a presença do governador Jorginho Mello, representantes das universidades e entidades parceiras e pescadores.
Texto: Maria Helena Pereira