Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil confirma microexplosão...

Defesa Civil confirma microexplosão em Gaspar e tempestades severas no Oeste na tarde de segunda-feira

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de uma microexplosão em Gaspar na tarde desta segunda-feira, 23. Também houve registro de tempestades severas no Oeste, o que resultou na morte de uma mulher em Chapecó.

A Defesa Civil analisou as imagens dos radares meteorológicos de Lontras e Chapecó, sendo que, segundo o Radar de Lontras, o que ocorreu em Gaspar foi uma microexplosão, com ventos aproximando de 90 km/h.

Chefe da Meteorologia da Defesa Civil catarinense, Murilo Fretta José explica o fenômeno. “É uma caracterização de tempestade severa que é associada a fortes rajadas de vento, chuva intensa, muitos raios e possibilidade de granizo, e ela acontece quando a nuvem não consegue suportar todo volume de água e o ar denso e frio que está no seu interior, então, quando isso se desprende da nuvem acaba gerando uma corrente de vento para baixo, formando a microexplosão”.

No evento adverso de Chapecó, conforme o Radar Meteorológico, foi observada uma tempestade associada a vendaval e chuva intensa. A partir das 17h01 até às 17h40 do dia, o Radar estimou a velocidade do vento passando dos 100 km/h. Uma mulher morreu em decorrência do desabamento de um telhado de um centro religioso e outras 10 ficaram feridas. O telhado foi atingido por parte de uma construção ao lado, que desabou em decorrência dos fortes ventos.

Nova Veneza – Foto: Divulgação / Defesa Civil municipal

Já em Nova Veneza, no Sul do estado, entre 17h e 18h, ocorreu uma tempestade convectiva, popularmente conhecida como tempestade de verão. Houve alagamentos em diversas vias públicas, sem atingir casas, enxurradas e pequenas proporções de chuva de granizo. Cerca de 3.804 pessoas foram afetadas, sendo 3.500 na área urbana, 300 na comunidade de Linha Zocche e 4 em Sanga Curta.

“Quando falamos de convecção significa que uma massa de ar quente é elevada na atmosfera e a partir do momento que ela começa a subir, paralelamente começa a condensar e forma-se as nuvens cumulonimbus, que são as nuvens de trovoadas, tempestades”, explica Murilo. Geralmente essas tempestades são associadas ao desenvolvimento de raios, granizo, e as nuvens possuem muitos hidrometeoros em seu interior, o que acaba ocasionando chuvas intensas.

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Santa Catarina está orientando a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil para realizar os atendimentos e os procedimentos de registro.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support