Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Com uso de satélite...

Com uso de satélite e tecnologia, Santa Catarina é destaque em levantamento de dados sobre florestas tropicais

Com mais de 50 mil coletas, o FlorestaSC já identificou 3.329 espécies vegetais no estado. Os números foram apresentados para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), subsidiária do programa, em visita técnica nesta semana à Universidade Regional de Blumenau (FURB), responsável pela execução da iniciativa.

Tendo em vista as tecnologias utilizadas usando dados captados por sensores em satélites e dados coletados pelas equipes em campo, com amostras das plantas encontradas depositados no Herbário da FURB, a avaliação dos pesquisadores é que os dados são os mais precisos da América do Sul. 

Na prática, o monitoramento é feito por satélites de alta tecnologia que permitem captar dados com alta resolução processados em laboratório. O trabalho em campo é realizado por equipes que coletam materiais para registrarem a história da biodiversidade de Santa Catarina. 

A diretora de Clima, Economia Verde, Energia e Qualidade Ambiental, Gabriela Brasil dos Anjos, ressaltou a importância desse levantamento de dados e explicou de que forma o FlorestaSC faz esses levantamentos:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support