Coordenadoria da Juventude de SC participa de fórum nacional no Acre
O Governo do Estado de Santa Catarina foi representado no Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude (Forjuve) realizado em Rio Branco, no Acre, entre os dias 23 e 25 de outubro. O coordenador Estadual da Juventude, Alan Schoeninger, que também é o vice-presidente do Forjuve, participou dos debates sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).
De acordo com o coordenador, o Sinajuve, que vem sendo discutido em âmbito federal, será o responsável pela concretização das políticas públicas da área de juventude no Brasil, permitindo a regularização e o suporte financeiro para a execução das ações. “Dentro do Sinajuve se discute a criação de um Fundo Nacional de Juventude, muito parecido com o Fundo Nacional de Saúde, que sustenta parte do nosso SUS”, explica Schoeninger.
Conforme o coordenador da Juventude de Santa Catarina, existe um forte movimento dentro do Forjuve para que o Fundo Nacional de Juventude seja voltado especialmente aos municípios, que ficariam com 40% dos recursos do fundo. Os 60% restantes seriam divididos igualmente entre Estados e União. “É nas cidades que a vida das pessoas acontece”, ressalta.
“Além de sugerir de onde virão os recursos para compor o Fundo Nacional de Juventude, que, na avaliação do Forjuve, não poderá surgir da criação de novos impostos, o encontro realizado em Rio Branco também discutiu quais as responsabilidades dos municípios, dos Estados e da União no processo de desenvolvimento do futuro Sistema Nacional de Juventude”, complementa o coordenador.
O principal objetivo do encontro, o terceiro realizado no ano de 2013, foi elaborar uma proposta única para ser encaminhada ao Governo Federal com a visão dos Estados nesse significativo avanço para as políticas públicas de juventude. “Essas reuniões do Fórum Nacional são uma ótima oportunidade para discutir programas e projetos. As unidades federativas unidas têm mais força para conquistar avanços no campo das políticas públicas”, avalia Schoeninger.
Além do Sinajuve e do Fundo Nacional de Juventude, o encontro do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude discutiu a agenda de conferências, leis de criação dos conselhos de juventude e o Estatuto da Juventude.
Mais informações
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497