Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. CGE reúne rede de...

CGE reúne rede de ouvidores com foco no uso estratégico das manifestações feitas à ouvidoria

Foto: Ascom/CGE

O uso das manifestações feitas pela sociedade ao canal de ouvidoria foi o enfoque do Roda de Ouvidoria, evento que reuniu nesta quarta-feira, 29 de novembro, a rede de ouvidores do Poder Executivo do Estado. O encontro é promovido anualmente pela Controladoria-Geral do Estado, órgão central do sistema de ouvidoria do governo catarinense.

“A Ouvidoria alcança o nível estratégico das organizações quando as manifestações da sociedade se transformam em subsídios para a melhoria dos serviços públicos”, destacou o controlador-geral Marcio Cassol na abertura do evento.

A Ouvidora-Geral do Estado, Marina Rebelo, comunicou que ainda neste ano a área publicará uma orientação técnica que incluirá um modelo de relatório trimestral com o objetivo de que os ouvidores possam levar as informações mais relevantes recebidas no período para o gestor do órgão, de forma a subsidiar o processo de melhoria dos serviços prestados.

“Estamos finalizando um projeto piloto com o Detran/SC de categorização das manifestações recebidas, o que irá facilitar a elaboração de relatórios qualitativos com o objetivo de apoiar as decisões dos gestores. Em 2024, vamos estender este projeto para os demais órgãos e entidades”, anunciou Rebelo.

A Ouvidoria do Detran/SC foi um dos cases apresentados no evento. A Ouvidora do órgão, Katia Bernardi, relatou que faz relatórios analíticos e reuniões semanais com o presidente Kennedy Nunes para mantê-lo informado das principais demandas.

“Uma comunicação frequente e efetiva da ouvidoria setorial com o gestor do órgão é crucial para que problemas relatados pela sociedade por meio de manifestações sejam resolvidos pela gestão”, destacou Bernardi.

Segundo a Ouvidora, a presidência do Detran já tomou importantes medidas neste ano com base nas manifestações recebidas pela ouvidoria. Entre elas, o cancelamento da obrigatoriedade de agendamento prévio para atendimento nas Ciretran’s e Citran’s.

Da lanterna ao pódio – Outro case apresentado foi da Ouvidoria da Celesc. O ouvidor em exercício, Bruno Palermo, explicou como a empresa subiu 24 posições em apenas dois anos no Prêmio Aneel de Ouvidorias.

“Em 2021, ficamos em último lugar dentre as grandes distribuidoras, acima de 1 milhão de clientes. Hoje, estamos na segunda posição, com a certificação ISO 9001:2015 em nossos procedimentos”, relatou Palermo.

Entre as medidas adotadas pela empresa destacam-se capacitação, aumento da equipe de ouvidoria, mudanças de procedimentos internos, investimento em automações, maior rigor nas análises e relatório trimestral para a alta gestão com recomendações de ouvidoria.

Proteção ao denunciante – o evento Roda de Ouvidoria também contou com uma palestra do controlador-geral do município de Florianópolis, Rodrigo De Bona, sobre tratamento de denúncias recebidas pelas ouvidorias.

Auditor de carreira da Controladoria-Geral da União, De Bona é um estudioso do tema. “O denunciante não pode ser visto como um dedo-duro. Quem trabalha em ouvidoria e nas unidades de apuração deve apurar as denúncias de forma efetiva e prezar pela proteção dos dados dos denunciantes, de forma a aumentar a confiança da sociedade no canal de ouvidoria, bem como nas instituições públicas”.

LGPD e LAI – O evento também teve um painel com debate sobre casos envolvendo a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados. A gerente de Acesso à Informação da CGE, Yalle Hugo de Souza, e a gerente de Proteção de Dados da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI, Tayse Marian, responderam às dúvidas enviadas pela rede de ouvidores.

“A Lei de Proteção de Dados é complementar à Lei de Acesso à Informação e não pode ser vista como hipótese para negativa ao pedido”, enfatizou Souza.

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br

Fone: (48) 99128-1980

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support