ACN – Agência Catarinense de Notícias

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Centro de Ensino Bombeiro...

Centro de Ensino Bombeiro Militar conclui primeira turma de Monitor Bombeiro Militar

O Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Florianópolis, concluiu a primeira turma do curso de Monitor Bombeiro Militar. Os novos monitores atuarão na formação dos 250 alunos soldados que passarão a fazer parte da corporação em 7 de agosto deste ano.

O curso, que teve carga horária de 40h/a, reúne conteúdos que destacam os princípios da função de monitor envolvendo noções administrativas, instrução e ensino, recursos humanos e logísticos, procedimentos disciplinares, ética e cidadania, ordem unida, comunicação social e apoio psicológico.

A turma foi composta por bombeiros militares do CEBM dos municípios de Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Joaçaba e Rio do Sul, municípios que sediarão as unidades de ensino fora da sede (UEFS).

O monitor é aquele que observa, aconselha e adverte. Que atua como mediador, facilitando o processo de aprendizagem prezando pela conduta ética militar, o cumprimento da legislação e as regras disciplinares, apresentando a rotina militar e os princípios da corporação aos novos soldados do CBMSC.

Sob a coordenação acadêmica da subcomandante do CEBM e comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), major Juliana Kretzer e coordenação logística do capitão Diego Medeiros Franz, o curso contou com a participação dos instrutores que já atuavam nesta função, além de colaboradores como o subtenente RR Alexandre Sampaio, a cabo Mariana Gabriella Sdrigottie e o cabo Rodrigo Rodrigues.

O subtenente RR Marcos Antônio Amorim, que atuou por 10 anos no CEBM, esteve presente no encerramento do curso e compartilhou sua experiência.

Ao longo da capacitação foi destacado aos monitores em formação que o exemplo pessoal é a maior ferramenta de liderança e a monitoria e conduta ética são elementos fundamentais para a formação dos bombeiros militares.

Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support