Celesc reforça alerta para perigos e danos da vegetação na rede, principal causa de queda de energia em SC
https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2022/10/20220112_bol_20.mp3
Descrição do áudio:
Santa Catarina tem grandes áreas com reflorestamento de eucaliptos e pinus e por isso há iminentes perigos e danos provocados pela vegetação na rede elétrica. A Celesc vem reforçando os trabalhos de limpeza e poda em suas áreas de concessão, a fim de amenizar o problema, mas essa continua sendo a principal causa das interrupções de energia no estado.
Em 2021, por exemplo, esse foi motivo de 14,7% das quedas de fornecimento registrados, podendo chegar a 30% em algumas regiões. No mesmo ano, o investimento da Celesc foi de cerca de R$ 20,3 milhões para a realização de limpeza e poda.
A Lei que estabelece limites para o plantio de árvores exóticas e nativas próximo à rede elétrica está em vigor desde 2018. Em uma área urbana ou rural, a faixa mínima de segurança para o plantio de plantas de grande porte é de 30 metros; ou seja, de 15 metros de cada lado; para espécies folhosas, como o eucalipto, e de 15 metros; ou seja, de 7,5 metros de cada lado; para espécies coníferas, como o pinus. Ambas são muito usadas em reflorestamentos.
O gerente do Núcleo Planalto da Celesc, Gladimir Jeremias, explica a diferença de cortes em matas nativas e reflorestamentos e fala sobre os riscos da poda de árvores próximas à rede elétrica:
SONORA
A poda e roçada das áreas públicas dentro das faixas de segurança são de competência da distribuidora de energia e o destino correto do material cortado é de responsabilidade das administrações municipais.
Já a poda de vegetação em área particular é dever do proprietário, que deve providenciar o corte preventivo. O serviço deve ser feito por pessoa habilitada e equipada de forma segura. Caso haja interrupção no fornecimento de energia motivado por vegetação em propriedade particular, o acesso da distribuidora ao local é permitido, mesmo sem prévio aviso ou anuência do proprietário.
Entre as dicas de segurança da Celesc estão a de informar a Companhia sobre o corte de árvores de grande porte próximas à rede, considerar a rede energizada em caso de fios caídos ou arrebentados e manter a área isolada e evitar realizar queimadas perto da fiação. Outras dicas estão disponíveis em www.sc.gov.br/
Duração: 3 min e 20 seg
Apresentação: Fabiana de Liz
Técnica: Fabiana de Liz
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria Executiva de Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com