Celesc orienta sobre uso seguro da energia elétrica
Durante essa semana, o consumidor da Celesc que for às lojas presenciais receberá panfletos com orientação sobre a forma adequada de usar a energia elétrica para evitar riscos desnecessários como exposição ao choque elétrico. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, coordenada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
Os dados da Abradee mostram redução dos acidentes da população com a rede elétrica das concessionárias. A taxa de frequência, que expressa o número de acidentados por milhão de habitantes, caiu de 6,08 em 2001 para 4,18 em 2013, com redução média de 3,6% ao ano. A taxa de gravidade, por sua vez, desceu de 2.764 em 2001 para 1.742 em 2013, redução média de 3,4% ao ano. Segundo o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, apesar da tendência de redução, “é preciso reconhecer a seriedade das estatísticas: em 2013, tivemos 841 acidentes, sendo 317 fatais e 182 com lesões graves”.
Neste ano, com o slogan Segurança: escolha a Vida, a campanha aborda novamente os riscos potenciais associados à construção civil, reparos de antenas, brincadeiras infantis e ainda às ligações clandestinas, os chamados gatos.
Historicamente, essas são as quatro principais ocorrências de acidentes na rede elétrica. Em 2013, somaram 498 acidentes ou 59% do total. Na área de construção e/ou manutenção predial, houve 309 acidentados, representando 36,7% do total. Esse tipo de ocorrência teve ainda o maior número de acidentados nos últimos 13 anos. Os outros três tipos de ocorrência tiveram participação significativa nos acidentes: instalar ou reparar antena de TV (35 acidentados); soltar pipa (48); e ligação clandestina/furto de energia (70).
Siewert lembra que, em todos os casos, o alerta é sempre para manter distância adequada da rede elétrica ao construir e reformar, ao reparar ou instalar antenas, não tentar retirar pipas enroscadas nos fios ou fazer podas de vegetação nas proximidades das estruturas: “O último alerta envolve duplo aviso: além de perigoso, furtar energia é crime, passível de pena de cinco anos de prisão”, enfatiza.
As principais dicas da Celesc:
Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e instale sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.
Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas próximas da rede elétrica. Nunca faça queimadas e nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.
Poda de árvores: nunca faça poda de árvores. Ela é um serviço realizado somente por profissionais preparados e qualificados.
Pipas: não tente tirar pipas dos fios. Sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Avise à concessionária.
Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para fazer esse tipo de serviço ou fale com a sua distribuidora.
Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica devem ser feitas somente pela sua distribuidora de energia. Além de muito perigoso, furtar energia é crime, passível de pena de até cinco anos de prisão.
A Celesc lembra que o consumidor pode informar sobre emergências na rede elétrica por meio de discagem gratuita para o número 0800 48 0196.
Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Celesc
comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br