Casan reforça segurança na captação de água no Lajeado São José
Foto: Divulgação /Casan
Com o objetivo de ampliar a segurança e a vazão de captação de água junto ao principal manancial de abastecimento de Chapecó, a Casan está investindo em reforma e ampliação da Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) localizada no Lajeado São José.
Com investimento aproximado de R$ 4 milhões, a unidade vai passar por reforma e revitalização, garantindo maior segurança para o sistema de abastecimento que atende mais de 200 mil pessoas. As obras estão em execução, com a meta de finalização em outubro do próximo ano.
Em conjunto com as obras no prédio que abriga os equipamentos, a Companhia está ampliando a subestação de energia elétrica da unidade que capta cerca de 57,9 milhões de litros de água por dia e bombeia para o tratamento. Essa obra contará com a instalação de um novo transformador de 1000 kVA, novo quadro de proteção e quadro para acionamento, garantindo maior segurança, confiabilidade e possibilitando aumentar a vazão de captação de água.
“Se a adutora de água bruta é uma artéria no sistema de abastecimento, a ERAB é o coração que bombeia a água para o tratamento. Investir nesse sistema é estratégico para garantia do abastecimento e melhoria do atendimento da população de Chapecó”, explica o chefe da agência, Daniel Scharf.
Com as obras, a ERAB de Chapecó vai receber um novo transformador de energia, o que possibilita o aumento de potência das bombas, que também serão trocadas por novas de maior potência, além de novos motores que passarão de 500 cavalos de força para 550.
A revitalização com equipamentos mais modernos e de maior eficiência também leva em conta a meta da CASAN de redução do consumo de energia, principal custo na operação de um sistema de abastecimento. Além disso, Chapecó está entre as cidades atendidas pela Companhia com unidades que já migraram para o Mercado Livre de Energia, com negociação direta com fornecedores, entre outras vantagens que garantem um uso mais racional e econômico desse recurso. Mais de 50% da energia usada pela Companhia no município vem desse sistema.
Saiba Mais:
CASAN economiza R$ 10 milhões em três anos no Mercado Livre de Energia