Casan orienta moradores de Mafra sobre caixa de gordura
Com ligações ao Sistema de Esgotamento Sanitário de Mafra autorizadas, a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) alerta para a manutenção da caixa de gordura na parte interna dos imóveis. Esse equipamento é fundamental para o bom funcionamento da infraestrutura de coleta e tratamento.
A caixa de gordura deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira e máquinas de lavar louça. Não é adequado conectar efluentes de lavanderia ou banheiro, pois prejudica o seu desempenho.
O equipamento funciona como um filtro por meio da separação física, devido à diferença de densidade da gordura e da água. Por meio do sifão, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação, prevenindo entupimentos na rede de coleta de esgoto.
É importante destacar que o proprietário é responsável pela instalação, manutenção e limpeza da caixa de gordura. Ao fazer a sua parte o proprietário contribui para o bom desempenho do Sistema de Esgotamento Sanitário, a saúde pública e a qualidade de vida em Mafra.
Saiba mais
Orientação para descarte do óleo de cozinha
:: Após a fritura dos alimentos, espere o óleo de cozinha esfriar.
:: Coloque em uma garrafa PET, utilizando se possível um funil com gase, para separar os resíduos sólidos.
:: Leve a garrafa fechada até um Ponto de Entrega de Óleo.
Orientações para limpeza da caixa de gordura
:: A caixa de gordura das residências deve ser limpa pelo menos duas vezes ao ano.:: No caso de estabelecimentos como restaurantes, a frequência de limpeza deve ser bem maior do que nas residências, em alguns casos até toda semana.
:: A gordura sólida retirada da caixa de gordura pode ser enterrada no pátio, colocada em um saco de lixo para descarte junto aos demais resíduos que serão levados pela empresa de coleta.:: No caso de limpeza dos sistemas individuais das residências por caminhões limpa-fossa, o prestador de serviço pode limpar também a caixa de gordura da residência.