Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan encerra Operação Verão...

Casan encerra Operação Verão com aumento de até 28% no fornecimento de água no litoral catarinense

A Operação Verão da Casan termina nesta quarta-feira, 18, como a melhor temporada de abastecimento de água dos últimos 20 anos, com ampliação de até 28% a capacidade de fornecimento em algumas localidades do litoral catarinense – região de maior afluxo de pessoas durante a estação. A Operação foi planejada desde maio do ano passado e encerra após o período de carnaval, quando o número de visitantes é reduzido e o consumo volta aos patamares habituais.

A chuva torrencial que atingiu diferentes cidades na véspera do Carnaval e se manteve com intensidade variável durante o feriadão trouxe mais trabalho para as equipes de plantão da Casan, mas não comprometeu a Operação Carnaval, considerada o último grande desafio do verão 2014-2015.

Na região da Grande Florianópolis, em função de alagamento de algumas ruas os serviços de manutenção e consertos nas redes exigiram agilidade dos trabalhadores, porém não chegaram a prejudicar o abastecimento. Os festejos acontecem tanto no Centro como em diferentes bairros de Florianópolis e a execução de diversas obras e melhorias desde meados de 2014, assim como o reforço das equipes de plantão, garantiram regularidade no serviço.

“Apesar de forte, a chuva não afetou a captação nos rios Vargem do Braço e Cubatão”, informa o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Carlos Alberto Coutinho. Assim o funcionamento da Estação de Tratamento de Morro dos Quadros, que é prejudicado quando a água fica muito turva, foi normal. Também não foi preciso acionar os caminhões-pipa contratados para necessidades emergenciais.

Em Laguna, onde a população de 51,5 mil moradores chega a triplicar no Carnaval, o abastecimento também foi garantido com regularidade. A Casan atua na cidade com produção de água tratada em 10 sistemas de médio porte e somente na Praia do Sol houve necessidade de acionamento de caminhões-pipa para atender o aumento da demanda no abastecimento.

“Mesmo no domingo, dia que nos deixa mais apreensivos pois Laguna tem tradição em um bloco que reúne aproximadamente 150 mil pessoas, conseguimos manter o serviço com qualidade”, informa o chefe da agência, Renato Lopes.

Em Porto Belo a chuva recuperou a vazão do Rio Perequê e também da lagoa de reserva implantada pela Casan, permitindo abastecimento normal em todo o feriadão. De acordo com o chefe da agência local da Casan, José Lucas Guerreiro, a Estação de Tratamento de Água foi mantida com “um ótimo funcionamento”, produzindo água tratada com índice de 0.26 de turbidez na saída da ETA (o índice permitido é de até 1.0). Na rede, as análises mostraram água com 0.30 de turbidez, sendo que o índice permitido pela legislação é de até 5.0.

“Estávamos com uma imensidão de pessoas na cidade e conseguimos cumprir nosso compromisso no abastecimento”, comemora José Lucas. Nas semanas anteriores ao Carnaval, Porto Belo e Bombinhas tiveram o abastecimento prejudicado pela estiagem e baixíssima vazão do Perequê, agravadas pela má distribuição do rio já que a captação da empresa Conasa, que fornece água para Itapema, está localizada em um nível superior ao ponto de captação da Casan, que atende Bombinhas e Porto Belo.

Responsável pela agência de Itá, cidade que tem um dos principais carnavais na região Oeste, Edson Comin também avalia o período como positivo. Nos cinco dias de festa apenas uma ocorrência mais grave foi registrada. Na segunda-feira houve um rompimento de adutora, mas o sistema foi normalizado na parte da tarde pelos funcionários de plantão.

Agora, a equipe de Itá se prepara para um outro desafio: conscientizar a população para a necessidade de instalar caixas d´água. “Como não temos problemas de desabastecimento em Itá, 70% dos moradores não têm caixa d´água. Mas é importante que cada um tenha a sua reserva, pois no caso de uma manutenção de rede ou conserto de vazamento é possível aguardar a realização do serviço sem depender somente da água da rede”, explica Comin. Nos meses de março e abril os clientes de Itá receberão nas faturas mensagens incentivando a instalação da caixa de água em suas residências.

“A Casan atende a maioria das cidades catarinenses e cada uma delas nos traz diferentes desafios”, lembra o diretor-presidente da Companhia, engenheiro Valter Gallina.

“No verão nossa preocupação em grande parte se volta ao litoral, mas a região Oeste também exige atenção e investimentos. Passado os principais picos do verão, seguimos nosso planejamento para cumprir a missão da Casan, que é fornecer água tratada, coletar e tratar esgotos, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”, complementa Gallina.

Mais informações para a imprensa
Arley Reis / areis@casan.com.br
Gerência de Comunicação Social da Casan
(48) 3221-5036
Ricardo Stefanelli / rstefanelli@casan.com.br
Assessor de Imprensa da Presidência da Casan
(48) 3221-5034 / (48) 9136-9345

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support