Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Casan deve aumentar escavação...

Casan deve aumentar escavação de poços para manter o abastecimento de água no Estado

A estiagem registrada nos últimos anos em Santa Catarina, aliada à crescente busca por água potável e à necessidade de encontrar alternativas sustentáveis para o abastecimento fazem com que a escavação de poços seja uma das soluções mais viáveis, eficientes e inteligentes na captação de água de qualidade.

De acordo com a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), apesar da quantidade de rios e barragens existentes no Estado, os poços terão ainda mais importância no futuro, pois esta demanda tende a aumentar, considerando as mudanças climáticas, expansão urbana, poluição de mananciais superficiais, entre outros fatores.

Hoje, a empresa tem cerca de 434 poços ativos em SC. Para essas captações, sempre que necessário, a companhia utiliza mananciais subterrâneos.

Segundo Laudelino Bastos, diretor-presidente da CASAN, os poços possibilitam a captação mais eficiente e segura de água quando comparada aos mananciais superficiais.

Eles também estão menos suscetíveis às variações climáticas e favorecem a regularidade nos serviços de abastecimento.
Muitas vezes, são a única alternativa viável para comunidades mais isoladas.

Esta é mais uma das soluções encontradas pela CASAN para ampliar o abastecimento de água em todo o Estado, que além de mais sustentável, também possibilita economia para os cofres públicos, já que tem custos reduzidos de captação, tratamento e operação em comparação aos mananciais superficiais.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support