Casan deve aumentar escavação de poços para manter o abastecimento de água no Estado
A estiagem registrada nos últimos anos em Santa Catarina, aliada à crescente busca por água potável e à necessidade de encontrar alternativas sustentáveis para o abastecimento fazem com que a escavação de poços seja uma das soluções mais viáveis, eficientes e inteligentes na captação de água de qualidade.
De acordo com a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), apesar da quantidade de rios e barragens existentes no Estado, os poços terão ainda mais importância no futuro, pois esta demanda tende a aumentar, considerando as mudanças climáticas, expansão urbana, poluição de mananciais superficiais, entre outros fatores.
Hoje, a empresa tem cerca de 434 poços ativos em SC. Para essas captações, sempre que necessário, a companhia utiliza mananciais subterrâneos.
Segundo Laudelino Bastos, diretor-presidente da CASAN, os poços possibilitam a captação mais eficiente e segura de água quando comparada aos mananciais superficiais.
Eles também estão menos suscetíveis às variações climáticas e favorecem a regularidade nos serviços de abastecimento.
Muitas vezes, são a única alternativa viável para comunidades mais isoladas.
Esta é mais uma das soluções encontradas pela CASAN para ampliar o abastecimento de água em todo o Estado, que além de mais sustentável, também possibilita economia para os cofres públicos, já que tem custos reduzidos de captação, tratamento e operação em comparação aos mananciais superficiais.
Repórter: Kenia Casagrande