Canoinhas também implantará Sala de Situação municipal contra o Aedes aegypti
Diante do número de casos registrados de dengue em Santa Catarina, bem como o risco de disseminação de febre de chikungunya e zika vírus, o Governo Estadual está intensificando as ações de combate ao mosquito nos 28 municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti. Mais 29 municípios correm o risco de infestação, incluindo os municípios de Porto União e Canoinhas, que estão instalando suas Salas de Situação municipais.
Em Porto União, a reunião aconteceu no dia 19 e a Sala de Situação já está funcionando. Em Canoinhas, a reunião aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 25, com a presença de diversos servidores estaduais e municipais ligados à Saúde, Assistência Social e Segurança Pública.
O gerente regional de Saúde de Canoinhas, Antônio Gilberto de Carvalho, explicou durante abertura da reunião sobre a importância do envolvimento de diversos setores da sociedade civil e múltiplos órgãos governamentais na luta contra a dengue. “Precisamos de uma mudança comportamental da população e, por isso, estabeleceu-se o Plano Estadual de intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti”, disse. O gerente ainda frisou que o trabalho está alinhado ao Plano Nacional para auxiliar municípios na organização e execução de atividades com o propósito prioritário de reduzir a infestação e a possibilidade de ocorrência de epidemias de dengue, chikungunya e zika nos municípios infestados.
Canoinhas também irá criar a Sala de Situação nos próximos dias. Ela funcionará no prédio da prefeitura, de onde serão planejadas todas as ações e estratégias, central de recebimento e envio de dados e informações para Sala de Situação estadual. Os objetivos com a instalação das salas em Canoinhas e Porto União é intensificar o controle vetorial nas áreas infestadas desses municípios; inspecionar todos os domicílios e instalações públicas e privadas urbanas, por meio de força-tarefa com a participação de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, bombeiros e exército.
Os 28 municípios com risco de infestação são: Canoinhas, Porto União, Sombrio, Blumenau, Brusque, Cunha Porã, Nova Erechim, Concórdia, Criciúma, Palhoça, São José, Tijucas, Jaraguá do Sul, Bombinhas, Balneário Piçarras, Camboriú, Ilhota, Luís Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo, Dionísio Cerqueira, Mondaí, Palma Sola, São Bento do Sul, Tubarão, Caçador, Ipuaçu e São Domingos.
{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}