Bombeiros mudam de estratégia e temperatura no interior do galpão começa a cair
O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Marcos de Oliveira, afirmou nesta quinta-feira, dia 26, que o uso da câmera térmica está tornando o trabalho dos bombeiros mais eficiente. O equipamento permite identificar com precisão os focos de calor no interior do galpão onde está depositada a carga de 10 mil toneladas de fertilizante que desta a noite de terça-feira entrou em uma reação química, produzindo uma espessa fumaça.
Foto James Tavares/Secom
>>> Mais imagens na galeria de fotos
Até o início da noite desta quinta-feira, um bombeiro voluntário permanecia em estado grave na UTI do Hospital Regional de Joinville.
Desde o início da manhã, o Corpo de Bombeiros mudou sua estratégia de ação para o controle e extinção da reação química que provoca uma intensa nuvem de fumaça. A retirada de parte da carga de 10 mil toneladas de fertilizante que não foi atingida está temporariamente suspensa. As máquinas usadas para este trabalho, todas de grande porte, precisam ser operadas pelos funcionários da empresa que são habilitados para tal função. Como eles não são bombeiros, há o risco de que alguma manobra provoque uma fagulha. Isso seria suficiente para provocar uma explosão.
De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros. o serviço será retomado à medida que a temperatura for estabilizada diminuindo assim o risco de uma explosão. Marcos de Oliveira não faz uma previsão de quanto tempo pode durar o trabalho. “Não é uma ação de velocidade. É uma ação em que precisamos priorizar a segurança de todas as pessoas”.
Os possíveis danos à natureza estão sendo monitorados pela Polícia Ambiental. Neste momento a preocupação é conter os resíduos gerados pelo acidente. “Toda a água usada no resfriamento é drenada para uma piscina de lona”, disse o comandante da Polícia Ambiental na região Major Adilson. Depois isso, o material receberá uma destinação adequada.
O prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, considera que houve avanços no combate à reação química que causa uma nuvem de fumaça no Norte do Estado. No entanto, ele pede para que a população aguarde a sinalização da prefeitura para retornar à cidade. “O foco maior e mais importante é garantir a segurança de todos nós”, disse.
Nesta quinta-feira, cinco técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) se unem à força-tarefa do Governo do Estado e da prefeitura de São Francisco do Sul, que atua na cidade desde a noite de terça-feira. Os peritos já começaram realizar análises. “Estamos trabalhando, mas fazer qualquer análise, agora, seria prematuro. Precisamos de mais dados para emitir um laudo”, informou o perito e diretor do IGP, André de Farias.
Balanço
Três bairros de São Francisco do Sul foram evacuados nesta quinta-feira, 26, pelos bombeiros e pela Defesa Civil. De acordo com o soldado Felipe Rosa, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, os moradores do Centro Histórico, do Bairro Paulas e de Rocio Pequeno foram orientados a deixar as residências após a aproximação da fumaça.
Nesta sexta-feira, às 9h, o Corpo de Bombeiros e o prefeito de São Francisco do Sul vão divulgar um balanço da noite e as ações programadas para o dia. O mesmo ocorre às 16h, sempre na prefeitura de São Francisco do Sul.
Leia também
>>> Governador avalia andamento dos trabalhos em São Francisco do Sul
>>> Estado foca ações no atendimento à população de São Francisco do Sul
>>> Aulas nas escolas da rede estadual de São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva estão suspensas até sexta
Informações adicionais para a imprensa
Jacqueline Iensen
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: jacqueline.iensen@gmail.com
Fone: (48) 3665-3045 / 99147-6761
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC