Aulas de Artes e Língua Estrangeira resultam em desfile de Halloween no Instituto Estadual de Educação

Foto: Osvaldo Noceti/SED
Um misto de culturas do mundo trabalhadas com criatividade, interação e aprendizado sobre o Halloween e o Dia dos Muertos. A ideia partiu do projeto Moda, Arte e Cultura que envolveu cerca de 500 estudantes e resultou no desfile de moda com temática do Dia das Bruxas, no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis, nesta quarta-feira, 31.
A iniciativa foi dos professores das disciplinas de Artes, Inglês e Espanhol, que trabalharam de forma interdisciplinar os temas ao longo de setembro e outubro com os estudantes do ensino Fundamental e Médio. “O objetivo de todo o trabalho foi de possibilitar as diferentes formas de utilização de objetos visuais de aprendizagem nas áreas de linguagens e tecnologias, das vestimentas com recursos sustentáveis”, explica o professor de artes, Ricardo Alves.
Com a ideia de desmitificar o Halloween, os alunos conheceram os motivos que levam às comemorações da data, como as cidades enfeitadas, as pessoas fantasiadas, as comidas, bebidas e flores que deslocam o sentido usual associado à morte.
Para os professores, o modo de criar, desenvolver, produzir as roupas pressupõe a construção do conhecimento por meio da História, da Cultura e do conceito da Arte.
No Brasil, a cultura de celebrar o Dia de Finados, em 2 de novembro, é diferente da maneira da população do México e alguns países da América Central, além de regiões dos Estados Unidos. “Os mexicanos, como parte de uma cultura de muitas ressignificações, celebram o dia dos mortos com uma gigantesca manifestação popular e festiva. Os mortos, como parte do imaginário coletivo, servem para expor indagações sobre o como se vive: falar sobre a morte é falar sobre a vida”, conta.
Os professores responsáveis do projeto foram Ricardo Lucio Alves, da disciplina de Artes; Mirian Margarete Largura e Roberta David Pieri, de Língua Inglesa; Fernanda Beirão e Solange Digiácomo, de Língua Espanhola.
Informações à imprensa
Gisele Kakuta – (48) 3664-0353 / 98403-0629
Dafnée Canello – (48) 3664-0347 / 99682-6562
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED