Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Atendimento odontológico a pacientes...

Atendimento odontológico a pacientes com deficiência é tema de capacitação em Videira

Cerca de 15 dentistas das prefeituras de abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Videira, Campos Novos, Caçador e Joaçaba participaram de uma capacitação sobre os cuidados da saúde bucal de pessoas com deficiência, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A aula prática aconteceu no Centro Especializado de Odontologia (CEO), de Videira, nesta sexta-feira, 6. De acordo com o gerente regional de Saúde, Wilmar Comby, o objetivo da capacitação é aprimorar o atendimento odontológico prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às pessoas com deficiência.

>>> Para baixar a foto em alta resolução, acesse a galeria de imagens

O curso tem um total de 160 horas, sendo 120 horas de teoria  à distância e 40 horas práticas presenciais. Segundo o Coordenador Estadual de Saúde Bucal, João Carlos Caetano, ressaltou que o foco da capacitação é ensinar como deve ser a acolhida e o manejo da pessoa com deficiência. “O curso ensina, por exemplo, a utilização de tecnologias assistivas como posicionadores de coluna, abridores de boca, escova de dentes adaptada, entre outros itens que facilitem o trabalho do dentista. Além disso, os profissionais também aprendem a como posicionar uma criança com paralisia cerebral numa cadeira odontológica, fazer a abordagem de um paciente com Síndrome de Down, que pode ficar assustado ou algo do gênero”, explicou Caetano.

Três tutores as SES orientaram e supervisionaram  o trabalho realizado durante o treinamento prático. A dentista Karoene Denardi, da prefeitura de Videira, destacou que, com a capacitação, foi possível otimizar o atendimento dos pacientes especiais do município. “O tratamento odontológico em si é o mesmo, o que muda é o manejo e como chegar no paciente e fazê-lo abrir a boca, pois, eles precisam de um acolhimento diferenciado com mais cuidado e afeto”.

Em todo o Estado, foram capacitados aproximadamente 300 dentistas, para realizarem o atendimento às pessoas com deficiência, em 10 polos de treinamento: Florianópolis, Lages, Chapecó, Tubarão, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Balneário Camboriú, Blumenau e Videira. Segundo Caetano, para realizar os treinamentos práticos houve uma parceria entre SES, CEOs, prefeituras e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) das cidades-polos. “Essa é mais uma ação do Governo do Estado de Santa Catarina que merece destaque. As pessoas com deficiência serão atendidas com mais qualidade e eficiência”, enfatizou o secretário regional de Videira, Evandro Colle.

Reunião Técnica
Simultaneamente à capacitação, na Gerência Regional de Saúde (Gersa), aconteceu uma  reunião técnica para avaliar as atividades gerais da odontologia na macrorregião do meio-oeste. De acordo com Caetano, a finalidade do encontro foi identificar as necessidades, possíveis problemas e projetar ações futuras na área da saúde bucal. Participaram do encontro os coordenadores dos setores de odontologia dos municípios de Videira, Caçador, Curitibanos, Concórdia e Joaçaba.  

{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support