Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Agente de perícia Nivaldo...

Agente de perícia Nivaldo de Farias é bicampeão da Volta a Santa Catarina em mountain bike

Repetindo o feito conquistado no ano passado, o ciclista e agente de perícia da Polícia Científica, Nivaldo de Farias, sagrou-se campeão da XXIII Volta a Santa Catarina em Mountain Bike, evento realizado entre os dias 8 e 11 de junho na cidade de Campo Alegre, no Planalto Norte. A tradicional competição reuniu os melhores atletas do ciclismo catarinense e recebeu também competidores de outros estados.

Foram quatro dias intensos percorrendo trilhas, matas e montanhas em cenários belíssimos, porém, extremamente desafiadores para os atletas. Embora as competições ciclísticas por etapas sejam sempre muito desgastantes, Nivaldo conta que a prova realizada em Campo Alegre apresentou trechos bastante complexos. A exemplo do percurso conhecido como etapa Rainha, trajeto de 92km com ascensão acumulada de 2.100 metros e uma serra com 20 km de subida.

“Era a terceira etapa da competição e eu já estava com desgaste físico acumulado dos dias anteriores. Felizmente, consegui imprimir um bom ritmo e vencer a etapa Rainha, seguindo para a quarta e última etapa com uma vantagem de três minutos sobre o concorrente direto. A Volta a Santa Catarina é umas das provas mais tradicionais do estado, por isso, faltam palavras para descrever a alegria de conquistar esse bicampeonato”, declara.

Fora o título de campeão geral na categoria Master B2, o agente de perícia que atua no Núcleo Regional da PCI em Tubarão alcançou o lugar mais alto do podium em todas as quatros etapas da competição. Nivaldo de Farias revela que o segredo para o bom desempenho esportivo está no comprometimento com os treinamentos físicos, alternados a períodos estratégicos de descanso, sem esquecer de uma boa alimentação.

Agora o ciclista segue disputando as etapas do campeonato Catarinense, de olho no campeonato Brasileiro que será em setembro de 2023.

Fotos: Divulgação/PCI.

Incentivo aos colegas

Além de parabenizar o agente Nivaldo por mais uma conquista importante em sua bela trajetória esportiva, a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, agradeceu o efeito positivo que suas façanhas têm promovido dentro da instituição. Andressa conta que a divulgação institucional das performances do ciclista já despertou o interesse de outros servidores pelo esporte.   

“Fiquei muito feliz em saber que o Nivaldo tem sido procurado por alguns colegas da PCI para conversar e pegar dicas sobre como iniciar no ciclismo. Além de um incentivo fantástico para disseminar a prática de atividades físicas, o sucesso do colega é combustível para os projetos que a Polícia Científica está desenvolvendo com foco na saúde e bem-estar dos servidores”, reconhece.

Andressa Fronza relata que as ações internas de saúde começam a ganhar corpo a partir do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Saúde do Servidor, com apoio da Academia de Perícia. E destaca a recente criação de uma rede com 40 servidores voluntários – de todas as regiões e unidades da PCI – que passam a atuar como membros de apoio do núcleo. Dessa forma, será possível identificar com mais precisão as demandas regionais e estabelecer uma comunicação mais eficiente para promoção das boas práticas de saúde.

Avatar
Escrito por:

Gabriela Farias | PCI

Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support