Secretário executivo regional da ADR Canoinhas participa da entrega do Plano de Desenvolvimento Regional da Amplanorte
Foi realizada na tarde desta terça-feira, 14, no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas, a entrega do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) da Amplanorte para os prefeitos e toda região. O secretário executivo regional da ADR Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, participou da entrega, no ato representando o governado João Raimundo Colombo. O diretor de Planejamento, da Secretaria de Estado do Planejamento, Luiz Carlos Miôr, também esteve presente, participando e conhecendo um pouco mais as ações do Planalto Norte, essencialmente da região da ADR Canoinhas, que faz parte do programa Crescendo Juntos, lançado pelo Governo do Estado.
O PDR entregue no evento vai nortear os trabalhos das dez prefeituras que compõem as regiões das ADRs de Canoinhas e Mafra.
O secretário executivo regional destacou que o Planalto Norte está muito adiantado em sua programação de crescimento e desenvolvimento. “Somos um exemplo para todo Estado, pois temos uma associação forte que une os municípios e realiza um trabalho em prol do nosso desenvolvimento”, destacou Martin.
O diretor de Planejamento, Luiz Carlos Miôr, destacou que o plano é consistente e muito bem elaborado, pois contempla a educação e saúde, algumas das bases mais importantes para o desenvolvimento regional. “Esse trabalho irá nos ajudar muito já em 2017 para continuidade no Programa Crescendo Juntos”, enfatizou.
Participaram também do ato diversas autoridades estaduais e dos municípios que compõem a Amplanorte. Entre elas, o prefeito de Três Barras e presidente da Amplanorte, Eloi José Quege; prefeito anfitrião e coordenador do PDR, Luiz Alberto Rincoski Faria; o comandante do 3° BPM, major João Marcos Dobrowski de Araújo; tenente Alexandre de Melo, representando o Corpo de Bombeiros Militar; 1° tenente Marcelo Correa Macedo, representando a Polícia Militar Ambiental; gerentes regionais das Epagri de Canoinhas, Donato Noernberg; e de Mafra, Bernadete Grein; coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski; atuais prefeitos; prefeitos reeleitos e eleitos; e vereadores de toda região.
Sobre o PDR
O Plano de Desenvolvimento Regional – PDR Amplanorte foi constituído a várias mãos e, desde 2013, a associação vem reunindo pessoas dos mais diversos setores da gestão pública, sociedade civil, empresários, entre outros, a fim de montar um planejamento estratégico para reverter a situação de estagnação econômica do Planalto Norte catarinense.
Foram realizados três seminários, dos quais surgiram temas e eixos a serem discutidos posteriormente por 11 grupos de trabalho que se reúnem periodicamente para encontrar possíveis soluções e projetos que possam auxiliar no processo de desenvolvimento. Nestes grupos, há maciça participação da sociedade civil, de entidades técnicas e do poder público.
O PDR consolida o entrosamento que vem ocorrendo nos últimos anos entre as dez prefeituras associadas, cujos gestores visionários resolveram se unir para buscar algo maior, amplo, sem fronteiras, para que toda a região ganhe, não pensando apenas em seus municípios.
Assim surge o plano, que está em fase de finalização. O esforço dos Grupos de Trabalho e da Comissão Executiva se volta agora para analisar o que, dos 89 projetos propostos, é realmente ação ou projeto e colocar em prática a captação de recursos e de pessoas para o start do desenvolvimento.
As Agências de Desenvolvimento Regional entram agora para somar. Muitos outros atores foram abraçando a causa durante o processo.
{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}