Secretaria da Agricultura, Epagri e Cidasc assinam acordo coletivo de trabalho para 2016/2017
Doze sindicatos de trabalhadores ligados à Secretaria da Agricultura e da Pesca e suas empresas vinculadas, Epagri e Cidasc, assinaram acordo coletivo de trabalho para o período 2016/2017 nesta quarta-feira, 16. Os reflexos financeiros do acordo já serão incluídos na folha de pagamento de dezembro, com impacto também no 13º salário dos funcionários. Os sindicatos representam os técnicos agrícolas de nível médio; administradores; técnicos industriais; engenheiros agrônomos; médicos veterinários; químicos; engenheiros; contabilistas da Grande Florianópolis; advogados; profissionais de secretariado; zootecnistas e economistas.
Além da manutenção das demais cláusulas sociais, com adequações necessárias, o acordo apresenta avanços como o reajuste salarial de 9,83% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de 1 de maio de 2015 a 30 de abril de 2016 e um reajuste do vale-alimentação de acordo com o índice de inflação.
O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, destaca que o acordo representa um equilíbrio entre as demandas dos trabalhadores e as possibilidades financeiras do Governo do Estado. “Mesmo num momento delicado da economia, construímos uma proposta justa que atende os trabalhadores da Agricultura e não coloca em risco o equilíbrio fiscal do Estado”, disse.
No papel de negociador do acordo coletivo, o secretário adjunto Airton Spies acredita que, considerando as condições da economia, o termo final foi ótimo já que manteve o poder aquisitivo dos trabalhadores, respeitando os limites de comprometimento do Estado com o pagamento da folha. “A preocupação da secretaria e de suas empresas vinculadas é sempre negociar um acordo que seja justo e que mantenha ao mesmo tempo a motivação dos trabalhadores sem comprometer as finanças do Governo”, afirma.
No total, são 14 sindicatos que representam os trabalhadores da secretaria, Epagri e Cidasc. Aaqueles que ainda não assinaram o acordo coletivo têm assembleias marcadas e, caso a proposta do ACT seja aprovada, a assinatura deve acontecer já na próxima semana.
A Secretaria da Agricultura e suas empresas vinculadas, Epagri e Cidasc, atuam nas áreas de fomento agropecuário, pesquisa, assistência técnica, extensão rural e defesa sanitária animal e vegetal.
Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br