Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Profissionais da Saúde participam...

Profissionais da Saúde participam de treinamento sobre tuberculose e hepatites virais na SDR Taió

A Gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió promoveu, na quarta-feira, 22, treinamento sobre tuberculose e hepatites virais. Realizado no auditório da SDR, o encontro apresentou informações sobre ações de diagnóstico, acompanhamento, tratamento e prevenção dessas doenças. O treinamento foi ministrado pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Rio do Sul, Maria Aparecida Militzer, para profissionais que atuam na Atenção Básica e na Vigilância Epidemiológica nos municípios da região.

 

Conforme o gerente de Saúde, Gionei de Souza, o treinamento é muito importante para ampliar a resolutividade no tratamento dessas patologias. “A tuberculose e a as hepatites virais têm cura. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o gerente.

A responsável pela Atenção Básica na Gerência de Saúde, Maike Vizentainer explicou que o diagnóstico da tuberculose pode ser realizado em todas as Unidades de Saúde através de exame do escarro do paciente, que identifica o bacilo. Quanto ao diagnóstico das hepatites B e C, Maike salientou que os pacientes também podem procurar as Unidades de Saúde, onde será realizado o teste rápido. “Os exames são de fácil acesso a população”, destacou.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que causa lesões principalmente nos pulmões. A transmissão ocorre por via respiratória, por meio da tosse, fala e espirro e é causada por um microrganismo conhecido como bacilo de Koch. A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus. 

{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}