Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Taió encaminha relatório...

SDR Taió encaminha relatório de demandas para elaboração do Plano Plurianual 2016-2019

A secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió encaminhou para a Secretaria de Estado da Fazenda, nesta segunda-feira, 8, o relatório com as demandas regionais para elaboração do Plano Plurianual PPA 2016-2019. O levantamento foi realizado durante o Seminário Regional, na Câmara de Vereadores. O encontro reuniu cerca de 80 participantes dos municípios de Taió, Pouso Redondo, Santa Terezinha, Salete, Rio do Campo e Mirim Doce.

O secretário regional, Tiago Maestri, destacou a participação da comunidade no levantamento das demandas da Regional. “Para que uma obra seja realizada pelo Governo, ela precisa estar contida no PPA. Reunir a sociedade foi uma forma democrática de definir os pleitos regionais”, declarou. Maestri citou a obra de reabilitação da SC-427 entre Rio do Campo e Passo Manso, em Taió, como exemplo de proposta do PPA 2011-2015 que foi executada.

Principais proposições definidas

Finalização do projeto executivo e pavimentação asfáltica entre Santa Terezinha e BR-116; implantação de um polo regional hospitalar em Taió, com ênfase em obstetrícia; readequação da SC-425 entre Mirim Doce e a BR 470; viabilização de recursos para manutenção e investimento nos quatro hospitais da Regional; aquisição de veículos e equipamentos para atendimento das atividades nas Unidades Básicas de Saúde da região; ajuste do projeto e execução da obra de pavimentação asfáltica entre Taió e Mirim Doce; manutenção, reforma e ampliação das escolas da rede estadual e municipal da regional e criação de um polo regional em Taió de serviço auxiliar de diagnóstico e imagem (aquisição de mamógrafo, tomógrafo, aparelho de ressonância magnética, raio-x e de ultrassonografia).

O que é o Plano Plurianual

O PPA é elaborado a cada quatro anos pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. Sua vigência começa no segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. A elaboração é feita pela Secretaria de Estado da Fazenda, por intermédio da Diretoria de Planejamento Orçamentário e com a execução das Secretarias Regionais e demais órgãos estaduais.

As reuniões antecedem as audiências públicas regionais que serão promovidas pela Assembleia Legislativa. O objetivo do Governo do Estado é fazer uma análise prévia das demandas levantadas pela população, principalmente com relação aos investimentos exigidos, para ter subsídios na elaboração de um PPA passível de ser cumprido.

{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text} {readmore}{/article}