Porto União sedia 33° Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores
Foi realizado nos dias 5 e 6 de agosto, em Porto União, o 33° Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores, considerado o maior evento catarinense do setor, e envolveu quase mil apicultores, técnicos e membros da cadeia apícola de todo estado, e mais outros sete estados interessados.
O secretário executivo regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, esteve participando da abertura do encontro, junto ao secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa; presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Luiz Ademir Hessmann; presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Nésio Fernandes de Medeiros; presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, José Soares Aragão Brito; presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel), Agenor Castanha; prefeito de Porto União, Anízio de Souza; gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg; presidente da Associação de Apicultores de Porto União, Estér Caroline Drosdroski; e demais autoridades regionais.
Neste ano, o encontro teve como tema As Oportunidades e Desafios Apícolas. A programação teve 34 palestras, cursos e minicursos. Alimentação das abelhas, produção de rainhas, beneficiamento de pólen, apitoxina e geleia real, manejo pós-colheita, uso da homeopatia na apicultura e produção de própolis foram algumas das tecnologias abordadas no evento. Outro tema que recebeu bastante atenção foi o monitoramento e o controle do pequeno besouro das colmeias (Aethina túmida), um inseto-praga que pode destruir os favos de mel, o pólen e as crias, além de provocar a fermentação do mel estocado.
O secretário destacou a importância da produção do mel em Santa Catarina e do encontro ser realizado na região. “Ficamos orgulhosos que nossa região foi escolhida para evento tão grandioso, sendo um dos maiores da história. Nosso povo é muito trabalhador e se destaca em diversos setores. Nosso estado já obtém o primeiro lugar em exportação, e encontros como esse só servem para melhorar ainda mais a produção e qualidade do nosso mel”, destacou.
Sobre o evento
O 33º Encontro Catarinense de Apicultura é realizado em parceria entre a Epagri, a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), a Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (Faasc) e a Associação de Apicultores de Porto União (AAVI). O evento tem apoio da Prefeitura de Porto União, do Programa SC Rural, do Governo do Estado, do Sebrae e da Federação Paranaense de Apicultores.
O evento foi uma oportunidade de promover o intercâmbio entre produtores, técnicos, entidades e empresas ligadas ao setor. Além de aprimorar seu conhecimento, os participantes poderão conhecer experiências de sucesso e estreitar laços com outras pessoas que atuam no segmento.
Santa Catarina tem a terceira maior produção de mel do Brasil. Com 5,5 mil produtores e 350 mil colmeias, o estado colhe 6,5 mil toneladas por ano. A qualidade não fica para trás: metade do mel catarinense é exportada e 42% do total produzido tem certificação orgânica. Esse alto nível, somado ao aroma e ao sabor proporcionados pela diversidade da flora catarinense, deu ao mel barriga-verde o reconhecimento como um dos melhores do mundo.
Nos últimos cinco anos, o estado dobrou a produção de mel. Atualmente, o rendimento médio em SC é de 28kg/km2, muito superior à média nacional, de 5kg/km2. “Santa Catarina tem como destaque a efetiva presença da assistência técnica na apicultura do estado. Isso se reflete nos resultados, como a alta qualidade e produtividade do mel”, avalia José Soares de Aragão Brito, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura.
Informações para imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Comunicação
ADR Canoinhas
Fone: (47) 3627-4021/ 8802-2391
E-mails: sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br / comunicacao@cni.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcanoinhas
Facebook: www.facebook.com/regional.canoinhas
Twitter: @ADRCanoinhas