Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Agricultura e Energia fecham...

Agricultura e Energia fecham quarto Ciclo de Palestras da Regional de Araranguá

Representantes de sindicatos, cooperativas, entidades de classe, agricultores, estudantes, apicultores, e lideranças comunitárias e políticas participaram na noite desta terça-feira, 8, no auditório da Unisul, do quarto Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina promovido na Regional de Araranguá.

 

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, abriu o Ciclo destacando o papel estratégico da agropecuária para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina.

Segundo ele, antigamente a produção era baseada em terra e mão de obra e a fertilidade natural do solo eram suficientes para ter sucesso. Já atualmente à produção baseada em capital, tecnologia, conhecimento, informação e gestão são imprescindíveis para o sucesso.

1 ciclo de palestra 4 20150909 1364705182Santa Catarina tem 195 mil produtores rurais, sendo que 84% são considerados agricultores familiares. Spies destacou também alguns números da agropecuária catarinense. “Somos o primeiro produtor nacional de cebola, maçã e suínos, além de ostras e mexilhões; o segundo produtor nacional de tabaco, aves e arroz; o terceiro produtor nacional de mel; o quarto produtor nacional de alho e banana; o quinto produtor nacional de batata e leite e o maior exportador de mel do Brasil”, lembrou.

Ele salientou a importância da agricultura para o Estado. “O setor é responsável por 29% do PIB do Estado, por isso temos que continuar trabalhando de forma estratégica, buscando aperfeiçoamento em todos os setores, de forma sustentável e de qualidade”, concluiu Spies.

A segunda palestra da noite foi realizada pelo o assistente da Diretoria de Distribuição da Celesc, engenheiro eletricista Pablo Cupani Carena. Ele fez um panorama das ações da companhia, destacando os conceitos do setor elétrico; ciclos e modicidade tarifária; qualidade do fornecimento de energia elétrica; tecnologias; fontes renováveis e eficiência energética.

Ele destacou os investimentos para a região Sul. “Em Araranguá os investimentos previstos são de R$ 2 milhões e também haverá melhorias de rede e manutenção preventiva”, detalhou Pablo.

Nas duas palestras houve um bom debate, onde os participantes interagiram com os palestrantes e obtiveram os esclarecimentos necessários.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, avaliou positivamente os quatro Ciclos. “Os participantes entenderam a dinâmica dos encontros, e além de conhecerem as ações desenvolvidas em cada secretaria, puderam questionar sobre as ações e investimentos futuros que a região receberá. Todos os encontros e temas (Educação, Segurança Pública, Planejamento e Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Saúde e Agricultura e Energia) foram apresentados de forma clara e objetiva, gerando bons resultados”, salientou.

O quinto e último Ciclo de Palestras será realizado pelo Governador Raimundo Colombo, que deverá marcar para as próximas semanas sua vinda em Araranguá.

{article Carla Costa – SDR ARARANGUÁ}{text}{/article}