Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Estado cria mais de...

Estado cria mais de 5 mil vagas de emprego em junho

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça, 23, em junho de 2013 foram criados 5.527 empregos com carteira assinada no Estado de Santa Catarina. O número é o resultado da diferença entre 95.678 admissões contra 90.151 desligamentos registrados no mês. O desempenho é quatro vezes superior ao mesmo período de 2012. Os dados foram analisados pelo setor de Informação e Análise do Mercado de Trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

De acordo com o estudo, Santa Catarina volta a apresentar uma aceleração no nível de emprego formal com 0,28%, acima da região Sul (+0,19%) e próxima da média brasileira (0,3%). O bom desempenho do mercado de trabalho catarinense em junho de 2013 colocou o Estado no sétimo lugar no ranking de geração absoluta de empregos no país, e em nono lugar, em relação a variação relativa.

Setores

O resultado positivo da economia catarinense pode ser explicado por alguns setores. O setor de serviços (+2.553) liderou o ranking com destaque para a área de transportes e comunicações. Em seguida, vem a indústria de transformação (+1.800), cujo subsetor que mais gerou emprego foi a indústria têxtil do vestuário. O comércio (+673) ficou em terceiro lugar.

Municípios

Dentre os 36 maiores municípios de Santa Catarina, os maiores saldos líquidos de empregos formais em junho foram registrados em São José (560 vagas), seguido por Joinville (338 vagas) e Criciúma (299 vagas). Já em termos de variação relativa sobre o estoque de assalariados com vínculo formal, os municípios que registraram maior crescimento foram Navegantes (+1,53%), Concórdia (+1,22%) e Camboriú (+1,02%).

Em São José, o volume de empregos foi determinado, principalmente, pelo desempenho no setor de serviços (510 novas vagas). Em Joinville, foi a indústria de transformação (180 postos de trabalho). Em Criciúma, foi o comércio (abertura de 114 novos postos).

 

Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação 
Luciane Lemos
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 3229-3906

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support