Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Maternidade Darcy Vargas é...

Maternidade Darcy Vargas é reconhecida como referência estadual para o Método Canguru

A Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, passa a ser referência estadual para o Método Canguru – que mantém o bebê prematuro em contato direto com a pele da mãe ou do pai, para mantê-lo aquecido. O reconhecimento é do Ministério da Saúde (MS), que nesta quinta-feira,12, às 10h, entregará uma placa à direção da maternidade, classificando a unidade como modelo para toda Santa Catarina.

Na ocasião, o Banco de Leite Humano do hospital também receberá o certificado de excelência na categoria Ouro, emitido pela Rede Brasileira e do Programa Ibero-americano em Bancos de Leite Humano.

Além do Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, outros seis dos 12 bancos existentes em Santa Catarina também receberão o certificado Ouro, por cumprirem os requisitos elaborados pela Rede Brasileira e Programa Ibero-americano em Bancos de Leite Humano (veja tabela abaixo).

“Essa é uma dupla conquista, resultado dos excelentes trabalhos desenvolvidos por todos os funcionários da Maternidade Darcy Vargas e do Banco de Leite Humano. É o reconhecimento do esforço, da dedicação e qualidade dos serviços prestados por esta unidade, que agora se torna referência estadual para o Método Canguru e também detém o certificado Ouro do Banco de Leite”, destaca Fernando Pereira, diretor da MDV.

Método Canguru
O Método Canguru consiste em colocar o bebe prematuro em contato direto com a pele da mãe ou do pai, dentro de suas roupas, para que se mantenha aquecido. O calor do corpo dos pais ajusta-se de forma a estabilizar a temperatura do bebê. Gêmeos podem compartilhar o canguru.

O método foi desenvolvido nos anos 1970, na Colômbia, para resolver problemas da falta de incubadoras, infecções e o abandono de bebês nos hospitais. “Este método consiste em colocar o bebê prematuro o mais cedo possível em contato direto e prolongado com a pela da mãe, em um ambiente térmico adequado, e estimular a alimentação exclusiva ao peito”, explica Pereira.

Dados divulgados em 2012 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o Método Canguru reduziu em 50% a morte neonatal em bebês estáveis com menos de dois quilos quando iniciado na primeira semana de vida, comparado com os cuidados em incubadora.

Outros benefícios foram apontados, como 40% de redução da mortalidade após a alta, redução em 60% do risco de infecções, de 80% para hipotermia, aumento da taxa de amamentação e melhoria no vínculo entre mãe e bebê, garantindo um desenvolvimento saudável.

Bancos de Leite Humano com certificação Ouro em SC

Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas (Joinville)
Banco de Leite Humano Alimente uma Vida, Maternidade Dona Catarina Kuss (Mafra) Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (Itajaí)
Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá (Jaraguá do Sul)
Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão)
Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis)
Banco de Leite Humano Senhor Klaus Schumacher do Hospital Rio Negrinho (Rio Negrinho)

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support