Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Secretaria do Desenvolvimento Econômico...

Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável entrega Plano da Bacia do Rio Araranguá

Na tarde desta terça-feira, 8, na Câmara de Vereadores de Araranguá, foi entregue o Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. O trabalho, iniciado em agosto de 2013, estabelece critérios, seleciona e consolida as ações para garantir oferta de água destinada a abastecimento humano e uso em atividades produtivas.

“É um momento importante especialmente para os 16 municípios que integram a bacia, já que esta é a primeira vez que as águas do Extremo Sul catarinense terão seus usos planejados. O plano vai contribuir para que todas as demandas sejam atendidas nessas cidades”, argumentou o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Marco Aurélio Dutra.

Segundo ele, durante a elaboração do documento os problemas foram apresentados e o estudo dará as diretrizes, sinalizando o caminho de sustentabilidade hídrica para a próxima geração. No evento, foi apresentado o relatório síntese, já que o documento original conta com quase duas mil páginas. O trabalho foi construído durante os últimos dois anos e recebeu investimentos do Governo do Estado, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos da SDS. A execução será trabalhada pelo Comitê de Bacia do Rio Araranguá, junto aos municípios e grupos envolvidos.

Dutra fez a entrega do livro síntese para o presidente do Comitê do Rio Araranguá, Davide Tomazi Tomaz. “O Comitê vai atuar como o elo entre a teoria do estudo e a prática das ações, chamando a responsabilidade em todos os níveis, do poder público ao cidadão, na gestão dos recursos hídricos”, frisou Tomaz.

O plano foi dividido em três etapas e concluído com seis metas e 33 ações estratégicas, sendo 12 prioritárias. A expectativa é que as principais sejam executadas em até cinco anos. As situações mais preocupantes, conforme a consultora da Bacia de Araranguá, Michele Pereira, foram os impactos decorrentes da mineração, especialmente de carvão, além do uso de agrotóxicos na agricultura e os efluentes industriais. “A expectativa é que esses problemas sejam minimizados nos próximos 15 anos”, revela.

Participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris; os prefeitos de Araranguá, Sandro Maciel; de Ermo, Aldoir Cadorin; de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre; os vice-prefeitos de Turvo, Thiago Zilli; de Jacinto Machado, Adelor Emerich; de Meleiro, Everaldo Martins; o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Roni da Silva; e demais autoridades.

Informações adicionais para a imprensa

Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2261/9929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support