Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Secretaria do Desenvolvimento Econômico...

Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável entrega Plano da Bacia do Rio Araranguá

Na tarde desta terça-feira, 8, na Câmara de Vereadores de Araranguá, foi entregue o Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. O trabalho, iniciado em agosto de 2013, estabelece critérios, seleciona e consolida as ações para garantir oferta de água destinada a abastecimento humano e uso em atividades produtivas.

“É um momento importante especialmente para os 16 municípios que integram a bacia, já que esta é a primeira vez que as águas do Extremo Sul catarinense terão seus usos planejados. O plano vai contribuir para que todas as demandas sejam atendidas nessas cidades”, argumentou o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Marco Aurélio Dutra.

Segundo ele, durante a elaboração do documento os problemas foram apresentados e o estudo dará as diretrizes, sinalizando o caminho de sustentabilidade hídrica para a próxima geração. No evento, foi apresentado o relatório síntese, já que o documento original conta com quase duas mil páginas. O trabalho foi construído durante os últimos dois anos e recebeu investimentos do Governo do Estado, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos da SDS. A execução será trabalhada pelo Comitê de Bacia do Rio Araranguá, junto aos municípios e grupos envolvidos.

Dutra fez a entrega do livro síntese para o presidente do Comitê do Rio Araranguá, Davide Tomazi Tomaz. “O Comitê vai atuar como o elo entre a teoria do estudo e a prática das ações, chamando a responsabilidade em todos os níveis, do poder público ao cidadão, na gestão dos recursos hídricos”, frisou Tomaz.

O plano foi dividido em três etapas e concluído com seis metas e 33 ações estratégicas, sendo 12 prioritárias. A expectativa é que as principais sejam executadas em até cinco anos. As situações mais preocupantes, conforme a consultora da Bacia de Araranguá, Michele Pereira, foram os impactos decorrentes da mineração, especialmente de carvão, além do uso de agrotóxicos na agricultura e os efluentes industriais. “A expectativa é que esses problemas sejam minimizados nos próximos 15 anos”, revela.

Participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris; os prefeitos de Araranguá, Sandro Maciel; de Ermo, Aldoir Cadorin; de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre; os vice-prefeitos de Turvo, Thiago Zilli; de Jacinto Machado, Adelor Emerich; de Meleiro, Everaldo Martins; o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Roni da Silva; e demais autoridades.

Informações adicionais para a imprensa

Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2261/9929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br