Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. DEAP conclui transferência de...

DEAP conclui transferência de detentos para o novo Presídio Regional de Chapecó

O Departamento de Administração Prisional (DEAP) de Santa Catarina concluiu na tarde desta quinta-feira, 8, a transferência dos detentos do antigo Presídio Regional de Chapecó para o novo prédio, junto à Penitenciária Agrícola, no Bairro Efapi, em Chapecó. Cerca de 100 homens, entre policiais civis, agentes prisionais e Guarda Municipal participaram da operação que iniciou ainda de madrugada, por volta das 5h30, encerrando às 15h30. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor do DEAP, Leandro Soares de Lima.

Ao todo foram transferidos 406 presos, sendo 90 mulheres. O setor foi construído e adequado à obra para atender uma exigência do Ministério Público, para que homens e mulheres ficassem em espaços separados. O Governo do Estado investiu mais de R$ 9 milhões na obra.

O novo Presídio Regional de Chapecó tem uma área total de 14 mil metros quadrados, sendo 6.861,16 m² de área construída. São 40 celas coletivas para oito presos e 16 para dois presos em cada. A antiga estrutura, no Bairro Santa Maria, região central da cidade, tinha capacidade para abrigar 135 pessoas. A área do antigo presídio será doada, em termo do comodato por 20 anos, para o Centro de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP) de Chapecó, que irá construir no local a sua sede própria.

O espaço do novo presídio está dividido em alas carcerárias e solários, setor de triagem, consultórios médico e odontológico, setor de encontros íntimos, além de parlatórios e área de visitas para familiares, implantado com as mais modernas técnicas de segurança para os estabelecimentos desta natureza. O governo do Estado também já tem o projeto para construção de um presídio feminino, com capacidade para 280 detentas, na mesma área da Penitenciária Agrícola.

Confira o boletim produzido pela Rádio Secom

  Baixar áudio

{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}