Começa a classificação funcional dos atletas que irão competir no Parajasc
Novato nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) o nadador Gustavo de Simas entrou na fila para obter a classificação funcional para competir. É a primeira vez que o jovem de 19 anos participa dos jogos voltados a pessoas com deficiência representando o município de Brusque. “É ótimo sentir essa integração e poder conhecer outros deficientes visuais como eu. Espero participar de muitos Parajasc daqui para frente”, fala entusiasmado. A competição teve início neste sábado, 25, em São Miguel do Oeste e vai até o dia 30. É a 11ª edição dos Parajasc.
Foto: Pamela Marin / Fesporte
>>> Imagem para download na galeria
A classificação é a primeira atividade que os paratletas precisam passar para poder competir nos jogos. Durante a consulta é analisado o grau de deficiência de cada participante e se a inscrição está correta. Quem compete em mais de um esporte recebe classificação diferenciada para cada modalidade.
Segundo o presidente da Federação Catarinense de Desporto de Cegos e Baixa Visão, Carlos Roberto Sistrem, isso permite oportunizar a competição entre indivíduos com vários graus de deficiência, pois o sistema de classificação é pré-requisito para uma competição mais equiparada. Ainda de acordo com ele, em média 80 novas carteirinhas devem ser confeccionadas no primeiro dia de provas. “É muito bom saber que o número de atletas paralímpicos aumenta a cada ano e que os deficientes fazem questão de se socializar e participar do evento realizado pelo Governo do Estado através da Fesporte.”
Vinte profissionais entre médicos, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos e professores de educação física estão envolvidos na ação. A classificadora Danissa Godinho, que atua em parceria com Soraia Wessling, lembra que após a consulta, os paratletas recebem uma carteirinha de identificação, a qual precisam apresentar antes de iniciar a prova. Sem a identificação oficial dos Parajasc o paratleta pode sofrer punições.
Informações adcionais para a imprensa:
Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte
Assessoria de Comunicação
Jornalista Pamela Marin
(48)36656127