Mau tempo prejudica o sistema elétrico da Serra e Meio Oeste
A região Serrana, afetada por mau tempo com granizo, na última segunda-feira, 13, voltou a ser atingida por ventos e chuvas fortes nessa quinta-feira à tarde, 16. Por causa disso, na região atendida pela Agência Celesc Lages, com 24 municípios, quase 35 mil unidades consumidoras ficaram sem energia, entre 15h30 e 16 horas. No momento, restam 28.800 UC sem energia, por conta de ocorrências causadas, em sua maioria, por vegetação e lonas caídas sobre a fiação elétrica. A Celesc de Lages mantém 30 equipes trabalhando em regime de emergência.
Os ventos fortes também são problema no Meio Oeste, principalmente nos municípios de Joaçaba, Ouro, Capinzal, Piratuba, Ipira, Zortea, Herval do Oeste e Herval Velho, Campos Novos, Abdon Batista e Lacerdópolis. A vegetação sobre a rede também é a maior causa das ocorrências que deixam 31.900 UC sem energia elétrica. Equipes percorrem a rede elétrica para fazer inspeção visual e proceder aos reparos.
Segundo a Epagri/Ciram, o mau tempo ocorre devido a um intenso sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul e ao calor da tarde. O radar meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina registrou aproximação de nuvens carregadas na região de Lages. O alerta emitido às 15h20 indicava temporal com descarga elétrica, vento forte e granizo isolado no Planalto Sul, especialmente na região de Lages, durante as próximas três horas.
ALERTA – A Celesc alerta para que a população mantenha distância de cabos ou fiação partida, e não tente retirar objetos, pedaços de lona ou vegetação que estejam sobre o sistema elétrico. Para emergências, a chamada gratuita é 0800 48 0196.
Informações adicionais para a imprensa:
Vânia Mattozo
Assessoria de Comunicação Celesc
vaniaam@celesc.com.br