Corpo de Bombeiros Militar avança na formação de peritos de incêndio
![](https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-08.34.54-1.jpeg)
Fotos: Divulgação / CBMSC
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está realizando o Curso de Perícia de Incêndio, uma capacitação essencial para a corporação e para a segurança da população. O curso começou em 27 de janeiro e dura nove semanas, combinando aulas teóricas e práticas.
Até o momento, os 21 alunos do curso tiveram acesso a diferentes temas, incluindo Estruturas e Materiais de Construção, Química e Física Aplicadas à Perícia em Incêndio, Seguro Incêndio e Metodologia da Investigação de Incêndios. Além disso, foram realizadas atividades práticas que permitiram aos participantes desenvolver habilidades essenciais para a investigação e análise de sinistros.
Entre as atividades realizadas, destaca-se o exercício de Investigação de Incêndios Através da Lógica e Análise Pericial, que fortalece o raciocínio lógico e a precisão na análise de ocorrências. Uma das dinâmicas aplicadas foi a montagem de um quebra-cabeça queimado, simulando desafios encontrados em cenas de incêndio.
![](https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/WhatsApp-Image-2025-01-29-at-14.48.56-3.jpeg)
O curso também contou com a participação da engenheira Débora Arjona Tomé, instrutora da National Fire Protection Association (NFPA), que ministrou uma palestra sobre avaliação de riscos em edificações, abordando práticas de prevenção e análise de riscos, destacando os principais aspectos que devem ser considerados pelos bombeiros durante a análise de ocorrências de incêndio.
A disciplina de Estruturas e Materiais de Construção, realizada entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, incluiu capacitação sobre materiais e métodos construtivos no Brasil e o comportamento desses elementos em incêndios. Os alunos participaram de visitas técnicas à obra da empresa WOA, em São José, e ao Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde realizaram ensaios de análise de materiais.
![](https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-08.34.58.jpg)
A formação de mais peritos em incêndio é de extrema importância para o CBMSC, visto que esses profissionais desempenham um papel fundamental na investigação e prevenção de incêndios. Além disso, contribuem diretamente para a segurança da população catarinense. Ao longo deste curso, os futuros peritos estão sendo preparados para atuar com excelência, realizando investigações minuciosas e fundamentadas, que ajudam a identificar as causas e consequências dos incêndios. Isso permite que o Corpo de Bombeiros atue de forma mais eficaz e preventiva”, afirma o chefe da Divisão de Investigação de Incêndio e Explosão do CBMSC, major Tadeu Luiz Alonso Pelozzi.
O curso segue com uma programação voltada ao aperfeiçoamento técnico dos futuros peritos e bombeiros militares, reforçando o compromisso com a segurança da população catarinense.