Santa Catarina tem o melhor desempenho na oferta piloto no Curso de Formação para Conselheiros Escolares
O Curso de Formação para Conselheiros Escolares, uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos, iniciou como oferta piloto em quatro estados brasileiros: Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Dentre todos os resultados, Santa Catarina apresentou o melhor desempenho, com 1.347 dos 3.243 cursistas inscritos.
O resultado obtido é fruto de um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Educação (SED) e do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), que reúne técnicos da Secretaria Estadual e Municipais de Educação para fomentar e apoiar ações que fortaleçam a gestão democrática da escola. As servidoras Judite da Silva Mattos e Ana Merabe de Souza, da Diretoria de Apoio ao Estudante (DIAE) da SED, coordenam o Programa no Estado e integram a coordenação estadual do curso.
“Este curso é resultado da luta pela democratização na gestão da escola, pela qual sempre lutamos, e que já foi prevista desde a aprovação da LDB. É também fruto de um trabalho da coordenação nacional do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares/MEC, como resposta à reivindicação feita pelos técnicos das secretarias de educação que sempre defenderam que o conselheiro escolar merecia um espaço de formação nas políticas públicas da educação”, destaca Ana Merabe.
Em razão do excelente desempenho que o Estado obteve, as técnicas Ana Merabe e Judite foram convidadas para apresentar a experiência de SC no V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que será realizado em Brasília, nos dias 16 a 18 de outubro.
Número de Inscritos
SC – 1.347
CE – 1.104
RJ – 547
SP – 245
Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br