Udesc lança novo programa de auxílio aos estudantes
A partir de 2025, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) contará com um novo programa de apoio aos estudantes. O recém-criado Programa Permanência Estudantil (Prope) irá substituir o Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), com atualização no formato dos subsídios, simplificação de processos e criação do auxílio parentalidade.
Aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) na reunião de dezembro de 2024, por meio da Resolução nº 90/2024, o Prope contará com quatro modalidades de auxílio, todos destinados a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica:
- Auxílio permanência integral: contemplará alimentação, moradia, transporte e inclusão digital;
- Auxílio permanência parcial: oferecerá subsídio financeiro relativo à parte dos auxílios integrais, também destinado a acadêmicos que necessitem assegurar a permanência;
- Auxílio emergencial: de caráter eventual, que poderá ser concedido em situações de ingresso tardio, transferência externa tardia, mudança de condições de vulnerabilidade, entre outras;
- Auxílio parentalidade: será disponibilizado aos estudantes responsáveis por crianças menores de cinco anos (mãe, pai ou responsável legal).
“O auxílio parentalidade contribuirá para a promoção da autonomia dos estudantes, podendo garantir uma maior efetivação na permanência estudantil ao contemplar o maior número possível de beneficiários”, ressalta a secretária de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades da Udesc, Salete Pompermaier, ao falar sobre a novidade.
Além da criação do auxílio parentalidade e da mudança no formato dos subsídios, o novo programa deve contribuir para simplificar a seleção dos beneficiários, facilitando a participação dos alunos e o trabalho das equipes da Udesc. A expectativa é de que o número de editais lançados por ano seja reduzido com a integração dos auxílios em uma mesma chamada.
Quando oPropeentra em vigor?
Os benefícios estudantis vigentes seguirão as regras do Prafe até a sua data de encerramento. Já os próximos editais de assistência aos estudantes serão publicados seguindo as diretrizes do novo programa. Conforme Salete Pompermaier, a chamada inicial do Prope deve ser lançada no primeiro semestre letivo de 2025.
A secretária explica ainda que a migração dos discentes que já têm acesso a benefícios estudantis para o Prope não será automática. Os alunos deverão ficar atentos às chamadas para participar do novo programa.
Valores dos auxílios
De acordo com a equipe gestora da Udesc, a previsão é de que a tabela com os valores seja estabelecida na primeira reunião de 2025 da Câmara de Administração e Planejamento (CAP) da Udesc.
“Estamos comprometidos com a atualização anual dos auxílios e subsídios pela inflação, a partir de deliberação da CAP em 2025”, sinaliza o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Gustavo Pinto de Araújo.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sae.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7934