Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Secretaria de Estado da...

Secretaria de Estado da Saúde orienta em que situação e onde buscar atendimento no SUS

Quando se trata de saúde, é importante saber onde buscar atendimento para receber o cuidado adequado e de forma rápida.

Nesta quinta, 19, foi aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância desta política pública que garante acesso universal, integral e gratuito a todos.

Santa Catarina possui um sistema robusto e complexo, que vai desde cuidados simples até emergências graves, promovendo atenção integral à saúde.

Em Santa Catarina, a porta de entrada preferencial do SUS são as 1.967 Unidades Básicas de Saúde (UBS), também conhecidas como postos.

Há 133 policlínicas, 65 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), 198 hospitais e 141 unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

São serviços que oferecem atendimento de prevenção e promoção à saúde, vacinação, controle das doenças, assistência farmacêutica, educação e gestão, atendimento ambulatorial, de emergência e médico-hospitalar.

O SUS é um sistema descentralizado com gestão compartilhada entre o Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal de 1988. Cada ente tem suas responsabilidades para que o sistema funcione de forma organizada.

O superintendente de Urgência e Emergência de Santa Catarina, Marcos Fonseca, detalha as diferenças de atendimento dependendo do nível de urgência dos casos:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support